Saiba como criar um produto do zero e como calcular os custos
Você vai descobrir como é o processo de produção, os custos que gera e também entender os motivos para vender produtos próprios.
Inovação, ideias e criatividade, é isso que você ou qualquer outra pessoa pode ter para começar a colocar algo em prática, como customizar suas próprias coisas, cozinhar algo diferente e procurar receitinhas novas sempre que possível, mas porque não transformar isso em algo que vai te trazer retorno financeiro e criar o seu produto?
Assim como uma pessoa escolhe uma faculdade de acordo com o que ela gosta de estudar, você pode escolher monetizar o que já faz para você com algo que irá te proporcionar uma forma de trabalho, como ser um autônomo, ou como uma pessoa que apenas precisa ou está afim de fazer uma grana extra.
Por diversos motivos você pode decidir fazer isso por gostar de criar o produto escolhido e por fazer bastante, porque de não vendê-lo?
Também para usar o dinheiro na realização de um sonho, investir em uma reserva de emergência ou outros investimentos, também para montar uma grande empresa e ter um negócio cada vez mais escalado.
Você pode ter qualquer objetivo e meta, mas pode parecer confuso a questão de como começar, por isso eu vou te mostrar como iniciar e criar seu produto sem complicações e sabendo como funcionam os cálculos de custos.
COMEÇANDO
Quando iniciar é necessário que muitas vezes para criar um produto crie também um modelo de negócios, pode parecer algo muito complexo, mas é bem simples, veja:
- Pensar no produto que está disposto a produzir;
Para definir é necessário que seja algo que você goste e já tenha aptidão em fazer, dessa forma o trabalho se torna mais simples e a entrega será de um produto de qualidade pela experiência na mão-de-obra utilizada para fazê-lo.
- Pesquisar se há público para ele;
Mesmo que seja algo que você goste de fazer, é importante que haja uma demanda reprimida, caso contrário será produto feito sem pessoas para comprá-lo, por isso esteja atento a isso quando decidir qual será o produto.
- Como fazer o produto chegar até o cliente;
Você está começando, por certo não tem uma estrutura física para vender e também pode optar por vender pelas redes sociais, como o Whatsapp ou Instagram, mas como que o cliente terá em mãos a compra?
Isso pode ser feito por aplicativos, como o Rappi, ou contratar um entregador próprio para isso. Se você tiver meios, pode fazer a entrega ou se o cliente não quiser gastar com frete ele mesmo poderá fazer a retirada do produto.
- Custos e despesas para a produção;
Essa é a parte em que muitas pessoas desistem, é nela que será necessário um capital investido, o que é um risco, mesmo que não seja algo que você pretende escalar ou pretende ter temporariamente, para fazer funcionar tem que ter custos antes do lucro.
Vale lembrar que os custos variam, os valores específicos dependerão do quanto é preciso para fazer ter a mercadoria pronta, mas é possível ter uma noção do que deve entrar como custos.
O que deve ser calculado em cima disso é o valor da matéria prima, as despesas obtidas com a mão-de-obra, como fazer o produto chegar ao cliente, as embalagens, impostos relacionado ao produto e a venda.
Após isso é necessário entender qual a margem de lucro, para que você tenha uma base de quanto do faturamento será o lucro e o quanto será necessário para ser o capital de giro do que ainda será produzido.
Para a precificação faça:
- Custo total (R$);
- Taxas da venda (%);
- Margem que pretende ter (%).
Preço da venda = Custo Total / (1 – Taxa da venda – Margem)
- Relacionamento com o cliente;
Para que o cliente tenha contato com o produto que está a venda é importante que você sempre inove para prender a atenção dele e use ao seu favor o marketing digital, para isso você pode mandar anúncios, o que tem um custo ou pode criar conteúdo simples, mostrando nas redes sociais todo o processo e também publicar sempre o que está vendendo.
- Formas de pagamento:
Neste caso pode ser simples, usar o Pix pode ser uma opção, ou fazer a aquisição de uma máquina de cartão seja necessária por conta de pagamentos feito em crédito, e outra forma é pagar com dinheiro em espécie.
IDEIAS DO QUE VENDER
Existem diversos produtos para ser vendido e que podem ser feitos em casa, veja quais são:
- Cosméticos naturais
Você pode criar cosméticos, shampoo, condicionadores e diversos outros produtos de forma natural, há vários conteúdos ensinando isso e se você já gosta de fazer para você basta começar a vendê-lo.
Neste caso é necessário ter um cuidado a mais, para poder vender de maneira correta o produto precisa estar regularizado pela Anvisa (Agência Nacional de Segurança Sanitária).
- Comidas
Muitas pessoas não gostam dos industrializados, por isso uma boa opção é produzir por exemplo, molho de tomate natural, alimentos veganos e vegetarianos, como a manteiga sem os derivados do leite, ou hambúrgueres que não são da carne.
Vender marmitex de diversos tipos, inclusive para o público vegano, vegetariano e para os que desejam ter uma alimentação saudável.
Também doces, bolos, salgados para festas, são ótimas opções de venda e tem um público muito grande.
- Produtos de papelaria personalizados
Produzir cadernos, planners e customizar canetas, lápis e afins, pode vender bastante, você também pode manter um contato com o cliente e personalizar o produto que ele quer adquirir.