Saiba quais são os tipos de empréstimos disponibilizados
No mercado financeiro há diversos tipos de empréstimos, veja para que e quais contextos eles são indicados para a solicitação
É extremamente importante que você saiba quais são os tipos de empréstimos que existem, pois cada um deles são voltados para fins específicos e diferentes.
Por certo você já sabe que as taxas de juros de empréstimos podem ser diferentes uma das outras, podem variar também dependendo da instituição que ele for solicitado.
Outro fator que pode ser decisivo para uma taxa de juros, de um empréstimo, que seja mais alta ou mais baixa é essa questão para qual fim o dinheiro emprestado será usado.
POR QUE DISPONIBILIZAR DIFERENTES EMPRÉSTIMOS?
Quanto a existência desses tipos de empréstimos, de forma geral, eles foram criados para entregar melhores estratégias e planejamento, pois quem tem um empréstimo autorizado, arca com as parcelas dele depois, e usando um que seja direcionado para o problema, pode compensar mais.
Saber o que vai compensar ou não vai depender então do contexto e do que vale mais a pena para a pessoa, ou seja, os empréstimos ficam o mais personalizados possível se encaixando com o que o tomador do empréstimo precisa.
Quem se dá bem com isso é a instituição que disponibilizar e você que pede o empréstimo de acordo com o que realmente precisa.
Se os bancos e outros modelos de negócios financeiros, que também disponibilizam empréstimos, só oferecessem um tipo de empréstimo muitas pessoas desistiriam de solicitar, afinal não compensaria e ela encontraria outra forma de resolver o problema, já o banco perderia diversas oportunidades de receber juros, o que gera lucro a eles.
Assim como nos investimentos é aconselhado a diversificação de carteira, é para os bancos, por exemplo.
Diversificando a quantidade de produtos eles diversificam e aumentam a quantidade de clientes, e o cliente resolve o que precisa com empréstimo que vale a pena referente a situação financeira que está.
OS TIPOS DE EMPRÉSTIMO
Agora que você já sabe o motivo da existência de tantos tipos de empréstimos, pode ver melhor quais são eles, finalidades para a qual foram feitos e o contexto geral em que as pessoas que os solicitam precisam de um.
- Empréstimo Pessoal
Como o próprio nome já diz, esse empréstimo é para fins pessoais, você pode utilizá-lo da forma que preferir, mas para conseguir, geralmente é necessário ter o nome limpo, mas em alguns casos há disponíveis para pessoas com o nome sujo.
O que vale ressaltar no caso desse empréstimo, é que mesmo ele sendo usado para o que você quiser, vale a pesquisa e saber se não seria melhor, por exemplo, pedir um empréstimo direcionado ao que você realmente precisa.
Há empréstimos que são feitos diretamente para pessoas autônomas, e por essa pessoa estar em uma situação específica, esse empréstimo pode conter benefícios referente ao fim que ela quer.
- Empréstimo Consignado
Esses são praticamente a mesma coisa que o empréstimo pessoal, o fim para o qual ele será usado não é necessário citar, no entanto, o que difere ele dos outros é a forma de pagamento e em alguns casos até o limite da quantia que pode ser emprestado.
O pagamento é feito diretamente pela folha de pagamento, ou seja, é descontado do pagamento mensal de uma pessoa.
Geralmente são para aposentados, pensionistas, funcionários públicos, para funcionários de empresas privadas o desconto é feito diretamente do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
- Empréstimo Automotivo
Esse tipo de empréstimo é para você que quer comprar um carro, moto ou qualquer outro veículo de transporte.
Por mais que não seja situações de extrema importância, pois é possível se adaptar aos transportes públicos e atualmente até com o Uber, mas ter algo que é apenas seu pode valer a pena por conta de outras situações, não só pelo dinheiro.
Ter seu próprio carro é ter liberdade de ir onde quiser e no momento que quiser, é prático para o dia a dia e pode até te render mais dinheiro se usar ao seu favor.
Para ser autorizada a solicitação desse empréstimo é necessário dar uma entrada ao banco, isso diminui a quantidade de juros nos parcelamentos e você consegue ter algo que vai agregar muito na sua vida de maneira mais rápida e estratégica.
- Empréstimo Consolidado
Caso você tenha dívidas que rendem juros e você não consegue pagar ou acompanhar esse crescimento de juros, pedir um empréstimo é uma boa solução.
Os juros dos empréstimos podem não ser altos iguais ao da dívida atual, o que financeiramente falando pode ser mais vantajoso, até mesmo para o seu planejamento.
- Empréstimo Estudantil / Universitário
Caso você precise estudar, saiba que existem empréstimos feitos diretamente para isso, todos sabem que estudantes nem sempre tem tempo para aumentar a renda e a negociação do pagamento desse empréstimo pode estar direcionada a exatamente esse contexto de vida.
Flexibilizando quando começar a pagar e o quanto pagar, isso permite que você adquira seus conhecimentos, o que te proporcionará um bom desempenho profissional e por fim tendo como pagar o seu empréstimo.