Veja por quais motivos um empréstimo pode ser bom para você – ESTOA

Veja por quais motivos um empréstimo pode ser bom para você

Conheça os três motivos para que você peça um empréstimo e como eles podem ser úteis para a sua vida financeira e pessoal


Advertisement


Advertisement


Se você ainda não solicitou um empréstimo em algum momento vai. Digo isso porque existem diversos motivos em que pedir um empréstimo será necessário para suprir alguma necessidade financeira no momento.

Os empréstimos são úteis para momentos da vida em que ainda não há uma estabilidade financeira, pois mesmo que você tenha um planejamento financeiro e tenha disciplina para segui-lo, não depende só de você.

Outros fatores que complementam e ajudam que qualquer pessoa tenha uma situação financeira saudável é ter 100% de segurança de que terá uma renda mensal capaz de cobrir suas despesas, e isso não é algo que se consegue do dia para a noite.

Advertisement


Dinheiro seguro / Fonte: Dívida Zero

Há três formas de ter essa segurança, que é ser rico, ser funcionário público, ou ter um alto cargo em uma empresa privada (e mesmo assim há seus riscos de problemas financeiros neles), no entanto até essas coisas acontecerem de fato demoram.

Até que aconteçam, várias coisa podem atrapalhar o seu processo na busca da estabilidade financeira, tendo ou não um planejamento financeiro, e são esses motivos que geram a real necessidade de solicitar um empréstimo.

Advertisement


COMO FUNCIONA UM EMPRÉSTIMO

Recebendo um empréstimo / Fonte: Portal Jatobá

Os empréstimos, de forma geral e também tradicional, funciona da seguinte forma: 

Advertisement


Uma instituição financeira disponibiliza o crédito para perfis financeiros que se encaixem no que eles exigem, quando contratado o cliente escolhe em até quantas vezes mensais irá pagar o valor do empréstimo acrescido de juros.

O limite de parcelas, valor do empréstimo e taxa de juros não tem uma quantia específica, isso irá depender do credor do empréstimo e de quando ele está disposto a oferecer.

Advertisement


O que vale a pena fazer empréstimos é a flexibilidade de pagamento, pensando a curto prazo, você precisa pagar parcelas mensais que cabem no seu orçamento, mesmo que a longo prazo você esteja pagando mais, por conta do juros.

Ainda quanto à flexibilidade, em muitos contratos de empréstimo você pode começar a pagar meses depois do recebimento e isso é uma vantagem para que você consiga se planejar de alguma forma antes de começar com os pagamentos.

É necessário ter real certeza de que precisa de um empréstimo e pesquisar quais são as melhores opções disponíveis de acordo com as sua necessidades, pois assim como é possível usar empréstimos para quitar dívidas precisa ter cuidado para não se endividar ainda mais.

MOTIVOS PARA PEDIR UM EMPRÉSTIMO

Problemas com o encanamento / Fonte: Blog Hidrauconex

Existem motivos em que um empréstimo é válido ser feito, são casos onde você não tem controle dos acontecimentos e por isso vale a pena pagar os juros, veja quais são:

  1. CONSOLIDAÇÃO DE DÍVIDAS

Se por algum motivo você entrou em uma, ou mais, dívidas, daquelas que também tem juros e principalmente não há chances de melhores negociações ou que pagando as parcelas dela afete despesas mensais e assim você possa entrar em mais dívidas, saiba que pedir um empréstimo e quitar pode ser a melhor opção.

Os juros podem acabar ficando menores se comparado com a soma de juros que pagaria diante todas as outras dívidas, sem contar que a preocupação não seria com vários pagamentos e apenas com um.

Faturas de cartão de crédito e pagamento de cheque especial também podem ser motivos para a solicitação de um empréstimo, os juros dessas linhas de créditos são muito altos e compensa mais encarar os juros do empréstimo, que são menores, do que a soma de juros das outras dívidas.

  1. EMERGÊNCIAS

O motivo citado acima é uma forma de estratégia para encarar dívidas com menos juros, mas pode existir casos de você estar em uma situação financeira tranquila, mas não o suficiente para cobrir os custos de uma emergência, como as de:

  • Tratamentos de saúde;
  • Reformas na casa;
  • Emergências funerárias; 
  • Viagem inesperada por conta de problemas pessoais; e 
  • Para comprar ferramentas de trabalhos que foram perdidas ou roubadas. 

Ainda tem muitas outras emergências, mas quanto a reformas na casa pode ser um assunto delicado, muitas vezes pode ser uma emergência, como:

  • Fiação antiga que pode causar danos piores;
  • Encanamento estourado;
  • Problemas no telhado / forro;
  • Incêndio;
  • Inundação; e
  • Desastres naturais que afetam a sua moradia.

Quanto a reformas, pode também ser necessário fazer as reformas em questão de má qualidade de vida no próprio lar, principalmente se você trabalha em casa e precisa de conforto. Pode valer a pena nesses casos também. 

  1. INVESTIMENTOS

Não são investimentos como na bolsa de valores ou tesouro direto, mas investimentos que te entregam oportunidade de fazer mais dinheiro, ter lucro.

Nesse caso, posso colocar duas opções de investimentos que pedir empréstimo pode fazer parte da estratégia, como:

  • Investimentos em educação

Pedir um empréstimo para conseguir pagar seus estudos, como um curso, graduação, pós-graduação, mestrado e diversas outras formas de estudos que acrescente no seu conhecimento, algo que ninguém consegue tirar de você, é válido e importante para o seu futuro.

  • Investimentos em negócios

Ter um capital de giro é importante, isso pode proporcionar pagamento de custos que façam o seu negócio, ou empresa, vender mais, logo você tem mais faturamento e teria como pagar o empréstimo e até mesmo reinvestir no que for necessário.

É possível encontrar diversos empréstimos para diversas situações, como foi dito anteriormente, se estiver pensando nisso, avalie minuciosamente suas motivações e também as oportunidades de empréstimos que surgirem.