5 Coisas que o dinheiro NÃO pode fazer por você
Muitas pessoas sonham em ter dinheiro mas acabam não sabendo o que fazer com ele. Dessa forma, transformamos o conceito de “dinheiro não traz felicidade” em pauta para saber a fundo o que o dinheiro pode nos dar ou não.
Todos nós já ouvimos uma das frases mais icônicas sobre o dinheiro que os mais velhos sempre dizem: “dinheiro não traz felicidade”. Pode ser um pouco estranho vindo de um portal de notícias financeiras, mas essa frase é verdadeira na maioria dos casos. Muitas pessoas acham que com dinheiro podem resolver todos os problemas e isso é uma grande desilusão com o “papel” que você utiliza.
No final do dia, o dinheiro é apenas um meio e não um fim, você não ama o dinheiro, você ama o que ele te proporciona.
É pensando nessa temática que hoje desenvolvemos uma lista com 5 coisas que o dinheiro não pode fazer por você.
Quer saber quais? Então continue a leitura com a gente.
1. Relacionamentos
Um dos principais motivos que fazem casais se divorciarem é o dinheiro. Pode parecer estranho, mas não é nem a falta ou a sobra dele que vai te auxiliar em seus relacionamentos amorosos. Obviamente ele pode ser utilizado para agradar, mas existe um senso do que ele pode oferecer para o casal, por exemplo.
Entretanto, dinheiro não é a única coisa envolvida dentro de um relacionamento amoroso, por exemplo. Existem diversos fatores que contribuem para o sucesso do casal. Uma maneira interessante de lidar de com o dinheiro sendo um casal é conversando sobre ele de forma honesta e direta, evitando problemas no futuro.
O relacionamento amoroso não é o único tipo de relacionamento que você vai ter em sua vida, existem os relacionamentos com familiares e também com os amigos e o dinheiro pode afetar diretamente ambos.
Como? Através dos famigerados empréstimos que podem azedar e muito a relação com seus parentes ou amigos.
Dessa maneira, podemos concluir que dinheiro para amigos ou familiares a gente não empresta, nós damos e assim você evita uma situação embaraçosa ou complicações que podem levar ao desentendimento em um futuro próximo. Como acontece com inúmeros relacionamentos.
Porém não é tão fácil assim, é preciso compreender a sua situação financeira antes de dar o seu dinheiro para aquele amigo ou parente. É fundamental que esse “presente” esteja dentro de suas possibilidades, ou seja, precisa estar no seu planejamento financeiro e dessa maneira, você evita um grande problema tanto para você quanto para a outra pessoa.
2. Tempo
Pessoas que têm mais dinheiro consequentemente conseguem usufruir do tempo de uma forma diferente. Mas não necessariamente pelo dinheiro e sim, porque ela consegue economizar tempo através da “terceirização” de tarefas que o dinheiro proporciona a ela.
Porque no final das contas, todos nós temos as mesmas 24 horas por dia. Porém, pessoas com mais poder financeiro podem contratar mão de obra para fazerem coisas que consomem o tempo delas e que poderiam ser feitas por um profissional.
Quer um exemplo? Limpar a casa.
Assim, podemos concluir que o dinheiro não compra tempo, mas pode te auxiliar. Vai depender da maneira que você usa, mas é importante ter em mente que ela não vai fazer com que seu relógio ande para trás. É necessário que você saiba como equilibrar a vontade de ganhar mais dinheiro com a vontade de aproveitar a vida, e acredite, é possível ter os dois ao mesmo tempo.
3. Experiências
Como dito anteriormente, o dinheiro por si só não pode fazer muita coisa por você se não utilizá-lo. O dinheiro só se torna mais valioso que um mero pedaço de papel se você usá-lo para realizar seus sonhos e conquistar seus principais objetivos por mais doidos que sejam.
Por isso, é fundamental que você tenha em mãos um plano de metas para você realizar esses objetivos.
Seguindo a linha de raciocínio, é um esforço quase inútil trabalhar para ter uma quantidade exorbitante de dinheiro e não utilizá-lo para absolutamente nada. Se você fizer isso, você pode acabar esquecendo do principal motivo de juntar o dinheiro que é fazer com que você chegue aonde você deseja chegar.
Pode ser uma viagem para um local fora do Brasil, uma casa dos sonhos, um veículo ou qualquer outra coisa, o importante é que você tenha em mãos um objetivo que faça com que você usufrua do seu dinheiro.
Outro fator fundamental é que você utilize suas metas como parte do planejamento financeiro, mas não como um todo. Já que é necessário compreender que parte do seu dinheiro tem que ser utilizado para te proporcionar uma vida mais leve, então não use-o apenas para realizar seus sonhos para o futuro, faça com que ele renda hoje e também para o amanhã.
4. Conhecimento
Ter um poder financeiro maior aumenta a possibilidade de alcançar mais conhecimento através de conteúdos que são mais difíceis de serem alcançados pela maior parte da população.
Mas, nem tudo são flores se você analisar a maneira como diversos milionários usufruem de seus poderes aquisitivos. O dinheiro em si não te oferece conhecimento para gerá-lo melhor.
Muitas pessoas que tiveram a influência de uma grande quantidade de dinheiro acabaram se achando invencíveis em certas perspectivas o que levaram elas a tomarem as piores decisões.
Por isso, dinheiro no final das contas não te dá mais conhecimento, entretanto, se utilizá-lo de forma consciente, pode te auxiliar a alcançar esse caminho.
5. Ensinar
Imagine vencer na loteria e receber uma quantidade exorbitante de dinheiro na sua conta, parece um sonho não é mesmo? Pode parecer que todos os seus problemas acabaram e você vai aproveitar esse dinheiro para gastar com tudo aquilo que você sonhou um dia ter. A ideia é interessante, mas será que ela funciona se tirar do papel?
A resposta é: depende. Porque o dinheiro acaba e existem diversas celebridades que são provas vivas, que faliram mesmo ganhando muito dinheiro. Ou seja, ter grandes quantidades de dinheiro não significa necessariamente que você saiba gerenciá-lo.
É fundamental que você aplique parte desse dinheiro em conhecimento financeiro e uma maneira eficiente é através de nossos conteúdos que são feitos para todo mundo, independente se você tem pouco dinheiro ou não.
Então aproveite para continuar lendo nossas matérias e artigos para que você alcance a liberdade financeira que sempre sonhou.
Dinheiro não faz milagre
Percebeu que o dinheiro não é tudo na sua vida? Ele serve apenas como um meio para alcançar seus principais objetivos. Assim, você deve utilizá-lo como uma ferramenta para a realização dos seus sonhos e não se tornar refém dele, através de conhecimento e responsabilidade.
Aproveite para conhecer mais a fundo os nossos conteúdos financeiros e alcance a tão sonhada liberdade financeira.