Porque os bancos digitais estão ganhando a preferência dos brasileiros – ESTOA

Porque os bancos digitais estão ganhando a preferência dos brasileiros

A tecnologia mudou totalmente a forma como nos comunicamos, acessamos informações e organizamos a nossa vida financeira.


Advertisement


Advertisement


Se antes era necessário ficar horas na fila do banco para pagar um boleto, felizmente, hoje não é mais.

O internet banking, uma ferramenta que permite a realização de transações financeiras de modo totalmente online, se tornou extremamente popular e melhorou a vida dos brasileiros.

Contudo, nos últimos anos, surgiu uma opção ainda mais inovadora: os bancos digitais.

Advertisement


Mas afinal, quais são eles? Por que valor a pena criar uma conta em um banco digital? Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura. Vamos te explicar como tudo funciona.

O que é um banco digital?

Um banco digital é uma instituição financeira que atua de forma totalmente online.

Advertisement


Para ter acesso ao serviço, você precisa baixar o aplicativo no seu celular. Após a aprovação da sua conta, você poderá resolver todas suas necessidades pela internet.

Ou seja, não será necessário se deslocar presencialmente até uma agência para pagar contas, resolver problemas, fazer transferências, conferir seu saldo, entre outros.

Advertisement


O objetivo dessas instituições é agilizar o atendimento e trazer mais praticidade para os brasileiros.

Quais os principais bancos digitais?

Há diversas opções no mercado, como por exemplo:

Advertisement


Nubank

O Nubank é sem dúvida alguma, a instituição financeira digital mais conhecida.

A empresa foi criada em 2013 e no começo, oferecia apenas cartão de crédito sem anuidade (o que já é um grande diferencial).

Entretanto, com o tempo, a startup começou a aprimorar os seus serviços e atualmente, é utilizada por brasileiros de todas as idades.

O aplicativo do Nubank é intuitivo, prático e por isso, até mesmo pessoas que não são acostumadas com apps de bancos/cartão de crédito, não irão ter dificuldades em utilizá-lo.

Banco Inter

O Banco Inter é um dos preferidos dos brasileiros.

Se você criar uma conta no aplicativo, vai poder ter acesso a todos os benefícios sem precisar pagar tarifas relacionadas a saques e transferências.

Para otimizar ainda mais a sua experiência na plataforma, você pode solicitar seu cartão de débito ou crédito internacional sem precisar pagar por isso.

Neon

O Banco Neon é uma excelente opção tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Através desse banco, você pode adquirir um cartão de crédito sem anuidade, fazer transferências gratuitas e quatro saques mensais de forma totalmente gratuita.

Agibank

O que difere o Agibank de outras instituições financeiras digitais, é que ele apresenta um modelo híbrido.

Ou seja, o banco possui agências físicas. Porém, dificilmente você vai precisar se deslocar até um espaço físico, pois a maioria dos serviços pode ser feita de forma totalmente online.

Banco Original

Os clientes do Banco Original, podem realizar todos os serviços bancários de forma totalmente online.

A diferença é que ele não é totalmente gratuito. Na verdade, o banco só oferece isenção de tarifas para os clientes que decidem investir pelo menos R$ 100 mil reais através do banco.

Por que os bancos digitais conquistaram a preferência do público jovem?

Os brasileiros mais jovens amam a tecnologia e todos os benefícios das inovações digitais.

Ou seja, para essas pessoas, é inadmissível ter que se deslocar até uma agência bancária e passar horas na fila para realizar uma simples transferência.

Boa parte dos jovens brasileiros já utiliza os serviços dessas instituições, ou pelo menos, pretende utilizar pelos próximos anos.

Sem dúvida alguma, toda a praticidade oferecida pelas instituições digitais, faz com que a vida da população se torne mais fácil e prática, afinal, hoje em dia, as pessoas querem economizar tempo e esses bancos sabem muito bem como fazer isso.

Porém, isso não significa que as pessoas não utilizam mais os serviços de bancos físicos.

Pelo contrário, as agências tradicionais, como o Itaú e Caixa, por exemplo, possuem milhões de clientes e isso não vai mudar nos próximos anos.

O que acontece é que os brasileiros simplesmente querem contar com as duas opções. As startups financeiras oferecem um serviço mais prático e moderno, já os bancos físicos, uma estrutura mais sólida e tradicional.

Quais os principais desafios dos bancos digitais?

Como já falamos, ninguém gosta de ir ao banco para realizar serviços que poderiam ser feitos com poucos cliques na tela do celular.

Mas muitas vezes, é mais fácil resolver um problema ao falar diretamente com um atendente da instituição – e os bancos digitais não podem oferecer isso.

Se as instituições financeiras digitais pelo menos continuarem oferecendo atendimento por chat e telefone, elas irão conseguir lidar melhor com o consumidor.

Entretanto, caso eliminem totalmente esse tipo de serviço, irão enfrentar sérios desafios.

Há diversas situações em que é impossível fazer com que um robô consiga entender o problema do cliente da mesma forma com que um atendente físico consegue.

A revolução do sistema financeiro brasileiro

Como você pode nesse artigo, a tecnologia trouxe diversos benefícios para a vida financeira dos brasileiros.

Isso significa que o atual sistema financeiro está passando por uma grande revolução.

Os clientes estão buscando mais praticidade e comodidade. De fato, ninguém mais quer passar horas na fila de um banco para realizar uma simples operação.

Obviamente, os bancos físicos também estão presente no mundo digital, afinal, eles sabem que sem a tecnologia, é impossível manter o atual número de clientes que eles possuem.

O consumidor está cada vez mais tecnológico e por isso, procura por métodos e soluções ágeis. Ninguém mais quer desperdiçar tempo com serviços físicos que podem ser facilmente realizados pela internet.

Para os próximos anos, podemos esperar uma revolução tecnológica no sistema financeiro ainda mais intensa.

Com as ações que estão sendo tomadas, o setor vai passar por mudanças que irão trazer mais inovação, tecnologia e facilidade para o consumidor.

Os bancos físicos e as pessoas que ainda não utilizam a tecnologia para realizar serviços financeiros, não terão outra opção: a única solução será a adaptação.