Glencore deve resolver investigações de corrupção nos EUA e no Reino Unido
A Glencore informou, nesta terça-feira, 24, que pretende se declarar culpada de suborno no Reino Unido e deve encerrar investigações de corrupção de longa data nos Estados Unidos, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, resolvendo investigações criminais em seus negócios globais de mineração e comércio que pairaram sobre a empresa por anos.
Corrupção de Glencore
A Glencore, ou uma subsidiária, também se declarará culpada de violar a Lei de Práticas de Corrupção no Exterior, disseram as fontes.
A empresa disse, em comunicado, que comparecerá ao tribunal no Reino Unido e nos EUA na terça-feira. Um porta-voz se recusou a comentar mais.
O Escritório de Fraudes Graves (SFO, na sigla em inglês) do Reino Unido vai acusar a empresa de suborno em um tribunal no centro de Londres ainda hoje, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto.
Término das investigações
A companhia anglo-suíça vai encerrar as investigações do Departamento de Justiça (DoJ) e divulgou que planeja pagar multas totais de US$ 1,5 bilhão, valor que também cobre as penalidades previstas no Reino Unido e no Brasil.
A Glencore disse aos acionistas que enfrentou investigações criminais e civis do DoJ, Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA, SFO do Reino Unido e do Ministério Público Federal do Brasil.
*Com Estadão Conteúdo.