Governo indica dificuldades para conceder aumento a servidores – ESTOA

Governo indica dificuldades para conceder aumento a servidores


Advertisement


Advertisement


O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, admitiu nesta quinta-feira que o governo federal enfrenta dificuldades para dar aumento ao funcionalismo público ainda neste ano, como pedem os servidores.

“Ainda estamos estudando, não temos definição, estamos buscando alternativas. Mas a situação está muito difícil para conceder aumento para servidores neste ano”, afirmou o ministro em um trecho de entrevista à CNN Brasil. A íntegra será exibida posteriormente, ao longo da programação.

Reajuste

Por outro lado, Ciro Nogueira afirmou que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), ainda não desistiu de conceder o reajuste salarial. “Espero que isso ocorra, até um aumento muito significativo, a partir do próximo ano”, disse o senador licenciado, um dos nomes fortes da ala política do Palácio do Planalto.

Advertisement



A ideia seria inserir a previsão de reajuste no Orçamento de 2023, quando outro político pode ocupar a Presidência da República.

Advertisement


Aumento salarial

Para ser concedido neste ano, no entanto, um aumento salarial precisa ser oficializado até julho, seis meses antes do fim do mandato presidencial, segundo determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Auxiliares do presidente Jair Bolsonaro veem pouco tempo para viabilizar a medida.

Advertisement


De acordo com o chefe da Casa Civil, até mesmo um aumento do vale-refeição também é de difícil execução. “Existe dúvida jurídica muito grande se o governo federal, por conta da legislação eleitoral, pode conceder esse aumento”, declarou Ciro Nogueira. “Não está fácil superar a barreira eleitoral.”

*Com Estadão Conteúdo.

Advertisement