Homem é preso após minerar criptomoedas em hospital
Um especialista em TI que trabalha para uma instituição médica na República de Altai, na Rússia, foi detido por iniciar uma mineração ilegal de Bitcoin nas instalações de um hospital local.
O homem minerou criptoativos usando eletricidade roubada por quase um ano antes de a polícia prender sua fazenda.
Ele administrava o equipamento de mineração desde o início do ano passado, informaram os meios de comunicação russos Bits.media e RBC Crypto.
Em fevereiro de 2021, o homem, que trabalhava como especialista em segurança da informação, instalou o hardware de mineração e o conectou aos servidores do hospital.
De acordo com um comunicado do departamento regional do Serviço Federal de Segurança (FSB), o equipamento de mineração funcionou por quase um ano inteiro com eletricidade roubada, causando danos que totalizaram mais de 400.000 rublos (cerca de US$ 7.000 nas taxas de câmbio atuais).
A agência de aplicação da lei observou ainda que o especialista em TI se voltou para a mineração de criptomoedas ao enfrentar dificuldades financeiras.
Ele rapidamente percebeu que não tinha o poder computacional e a energia necessária em casa e decidiu estabelecer a operação de mineração em seu local de trabalho.
Não foi detalhado qual criptoativo o indivíduo estava minerando, nem se a operação foi feita com placas de vídeo ou com ASICs utilizados na mineração de Bitcoin.
Durante buscas realizadas na casa do suspeito, policiais e agentes do FSB apreenderam dispositivos de mineração e outros equipamentos de informática.
O minerador de criptomoedas, cuja identidade não foi revelada, pode pegar até dois anos de prisão por seus crimes sob o Código Penal da Federação Russa.
O caso em Altai foi desvendado em meio à crescente popularidade da mineração de criptomoedas como fonte alternativa de renda para muitos russos comuns.
A mineração de moedas digitais em porões, garagens e até instituições governamentais se tornou uma prática comum, especialmente em regiões que oferecem eletricidade barata e subsidiada.
Mineração cripto na Rússia
A mineração de criptomoedas ainda não foi amplamente regulamentada na Rússia, cujos abundantes recursos energéticos e clima frio são procurados pelos mineradores.
Foram tomadas medidas para aumentar as tarifas de eletricidade para aqueles que mineram com eletricidade doméstica.
Em maio deste ano, as autoridades do Daguestão fecharam duas fazendas de criptomoedas ilegais, confiscando mais de 1.500 máquinas de mineração.
Um deles estava localizado em uma estação de bombeamento da empresa de abastecimento de água da república russa.
A instalação de mineração foi instalada ali por um morador da capital Мahachkala que conspirou com funcionários da empresa de abastecimento de água.
Enquanto isso, uma instalação de mineração também foi descoberta na prisão mais antiga de Butyrka.
*Com Criptonizando