Instagram anuncia integração com NFTs a partir desta semana – ESTOA

Instagram anuncia integração com NFTs a partir desta semana

Segundo Mark Zuckerberg, a rede social prevê trabalhar com esse tipo de tecnologia em breve


Advertisement


Advertisement


O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou nesta segunda-feira (09), que o Instagram vai adotar a integração dos Tokens Não Fungíveis, conhecidos como NFTs.

Apesar de confirmar em março deste ano que essa funcionalidade chegaria em breve à rede social, a confirmação só foi feita no dia de hoje. Dessa forma, os testes vão começar esta semana, apesar do executivo não dar mais detalhes sobre as blockchains suportadas.

NFTs no Instagram

Após divulgar o suporte a esse tipo de tecnologia, a companhia confirmou que as redes de blockchain Ethereum (ETH), Polygon (MATIC), Solana (SOL) e Flow (FLOW) serão, eventualmente, integradas à rede social.

Advertisement


No entanto, a empresa ainda não confirmou se o suporte será desenvolvido gradualmente, ou de forma integral.

Durante esta primeira semana, a funcionalidade será exclusiva para uma pequena base de produtores de conteúdo dos Estados Unidos. Depois disso, ela será disponibilizada para seus mais de 1 bilhão de usuários.

Advertisement


Para facilitar o suporte a esse tipo de tecnologia, a plataforma vai permitir, ainda, a integração da rede social com carteiras de criptomoedas. Dessa maneira, o processo se torna mais seguro e fácil de ser realizado.

Aplicativo do Instagram /Fonte: iG Tecnologia 

Após adquiri-los, será possível exibir os NFTs do usuário em sua página pessoal. Isso faz com que, além de provar sua posse, a proteção desse tipo de token seja garantida. A companhia afirmou, ainda, que não cobrará taxas para a postagem e compartilhamento de NFTs em seu domínio.

Advertisement


Dessa maneira, nos próximos meses, os usuários poderão utilizar seus NFTs na plataforma.

A Meta, companhia dona do Instagram, afirmou que essa funcionalidade também deve chegar ao Facebook, que conta com 2,9 bilhões de usuários ativos por mês.

Advertisement


Essa medida, no entanto, já era especulada há algum tempo. No final do ano passado, o presidente da plataforma, Adam Mosseri, disse que a rede social estava explorando esse tipo de tecnologia.


Zuckerberg afirmou, também, que o Instagram vai trabalhar com NFTs de realidade aumentada, compatíveis com a plataforma Spark AR, que também é desenvolvida pela Meta.

Eles também serão compatíveis com os stories da plataforma. Dessa maneira, será possível compartilhar os NFTs feitos ou comprados pelos stories, posts e mensagens.

Twitter e os NFTs

A primeira rede social a adotar esse tipo de tokens foi o Twitter. A medida foi adotada pela plataforma no ano passado, e no dia 20 de janeiro deste ano, ele permitiu a exibição dos tokens nas fotos de perfil dos usuários do chamado Twitter Blue.

Este é um serviço de assinatura atrelado à rede social, e conecta as contas de seus usuários com suas carteiras de criptomoedas. É nelas onde o armazenamento de NFTs acontece.

Ilustração de carteira de criptomoeda/Fonte: CriptoFácil

Ainda no ano passado, a plataforma implementou uma ferramenta que possibilita o transporte de bitcoins entre seus usuários. 

Em 2020, o autor do primeiro tweet da rede social o transformou em NFT, vendendo-o em março do ano seguinte por US$ 2,9 milhões.

Mercado de  NFTs

A negociação desse tipo de tecnologia começou a se popularizar em 2020. Desde o seu surgimento, ele vem ganhando cada vez mais notoriedade.

No ano de 2021, este mercado atingiu os US$ 17,6 bilhões, apresentando uma alta de 21.000% em relação ao ano anterior.

Apesar do ritmo de crescimento elevado, especialistas prevêem que, ao decorrer deste ano, sua expansão será mais lenta. Dentre os diversos motivos para a desaceleração está a alta taxa de juros, que vem afetando esse tipo de mercado.


Em setembro do ano passado, a média diária de vendas de NFT atingiu os 225 mil. No entanto, na última quarta-feira (04), a quantia foi para uma média de 19 mil diários, mostrando uma queda de 92%.

A popularização desses tokens mostra um maior interesse das pessoas de ganharem dinheiro com ativos digitais, o que gerou a rápida aderência das criptomoedas e NTFs pela sociedade.