100 dias de governo Lula, texto final do arcabouço e o que mais movimentará o início de semana
Neste início de semana, um dos principais destaques é o marco dos primeiros 100 dias do novo governo Lula completa nesta segunda (10). Há pouco mais de três meses no cargo, o presidente acumula algumas promessas cumpridas e algumas rusgas, principalmente com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por conta do patamar da taxa de juros.
Durante os primeiros meses de governo, a equipe de Lula anunciou uma série de medidas de cunho econômico e social, retomando projetos como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família. Um dos temas mais recorrentes nesses primeiros 100 dias foi o novo arcabouço fiscal, medida que substituirá o teto de gastos a partir deste ano. A medida que tem o aval do presidente Lula foi apresentada no final de março e promete trazer um equilíbrio às contas públicas.
Ao todo, dos 36 compromissos prometidos em campanha durante o ano passado, Lula já cumpriu com 13 promessas e tem mais quatro em andamento. Estes primeiros momentos do terceiro mandato de Lula também foram marcados pelos compromissos no exterior, como as viagens para a Argentina e Estados Unidos. Depois de adiar os planos por motivos de saúde, ele cumprirá com compromissos na China – maior parceiro comercial do Brasil – nos próximos dias.
2. Governo deve fechar texto do novo arcabouço
Após o anúncio no último dia 30, o novo arcabouço deverá ter o seu texto finalizado nesta segunda para que possa ser encaminhado para o Congresso Nacional. A expectativa é de que a proposta que substituirá o teto de gastos seja enviado junto do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024.
A ideia do ministro da Fazenda, Fernando Haddad e dos demais membros da ala econômica é agilizar os processos para que os textos sejam despachados para o Congresso antes da viagem do presidente Lula para a China, que está marcada para amanhã (11). Nesse momento, também pesa a proximidade com o prazo final para o envio do PLDO que se encerra no próximo sábado (15), em meio aos compromissos de Lula no exterior.
3. BC eleva projeções para inflação e PIB
Nesta manhã, o Banco Central divulgou mais uma edição do seu relatório semanal, o Boletim Focus, que traz novos números a respeito da situação econômica do país e dos seus principais indicadores. O documento apontou para a segunda alta consecutiva nas projeções de inflação em 2023, elevando as estimativas do IPCA de 5,96% para 5,98%. O ritmo de alta também foi apontado para 2024, subindo de 4,13% para 4,14%.
O relatório semanal também trouxe novas atualizações para o Produto Interno Bruto (PIB), as projeções de crescimento econômico este ano foram elevadas de 0,90% para 0,91%. O Banco Central também manteve pela oitava semana seguida a projeção para a Selic em 2023, em 12,75%. Para 2024, o crescimento continua estável em 10%.
4. Agenda da semana
Após uma semana mais curta, em virtude do feriado de sexta-feira santa, o cenário mundial terá pela frente dias mais agitados, principalmente com a divulgação de dados de inflação. O primeiro deles já sairá na noite desta segunda na China, com o anúncio dos números para o mês de março. A expectativa é de que a inflação no país asiático fique em 1,0%.
Na terça (11) é a vez do Brasil. Nas primeiras horas da manhã o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará os dados do IPCA do mês de março, que tem a expectativa de ficar em 4,70% no acumulado anual. Já nos EUA, os dados serão divulgados na quarta (12) e devem apontar para um CPI de 5,20%.
5. Em semana decisiva, Ethereum estaciona
A segunda maior criptomoeda do mercado, o Ethereum passará por uma semana agitada em meio a sua nova atualização, a Shanghai. A nova versão dará aos investidores a chance de resgatar os ativos que estão em “staking”, e ainda serem recompensados por essa operação.
Neste início de semana, o ETH começa em alta no comparativo das últimas 24 horas, mesmo com a tendência de dias incertos pela frente. Por volta das 8h, a cripto subia cerca de 1,10%, sendo negociada a US$ 1.858.