Ambipar (AMBP3) anuncia aquisição da CTA e segue expansão após IPO
Empresa de gestão ambiental chegou a marca de 34 aquisições desde 2020
A Ambipar (AMBP3), empresa responsável por atuar no segmento de gestão ambiental, anunciou mais uma aquisição para o seu portfólio, somando agora 34 compras desde IPO em 2020.
A empresa que cresceu nos últimos anos e se tornou líder em oferecer soluções ambientais, tem a intenção de continuar expandindo a oferta desses serviços voltados para o meio ambiente. A compra da vez foi da CTA Serviços em Meio Ambiente, empresa especializada em serviços de emergência para preservação da fauna e flora.
Segundo o comunicado divulgado pelo grupo, a mais nova aquisição aconteceu por meio da sua controlada Ambipar Response. O valor da transação, no entanto, não foi divulgado.
Ambipar ativa no mercado
Essa é apenas mais uma da série de aquisições que têm sido feitas pela Ambipar desde a abertura de capital da empresa em 2020. Desde então tornou-se rotina os comunicados divulgados pela companhia.
Os negócios fazem parte da estratégia adotada pela Ambipar para expandir geograficamente as suas operações e também aumentar o portfólio da companhia com mais serviços a serem administrados pela empresa.
A empresa que está presente em 16 países da América do Norte, América do Sul, África, Europa e Antártica, agora irá adquirir os negócios da CTA que possui uma rede de atendimento com 21 bases operacionais nos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Essa foi a 34ª aquisição desde julho de 2020 quando a Ambipar levantou cerca de R$ 1 bilhão em IPO, em média a empresa fez mais de uma aquisição por mês nesse período e a ideia é continuar acelerando essa expansão em busca de novos serviços.
As aquisições da empresa brasileira não ficam apenas no âmbito nacional, a Ambipar anunciou na última quarta-feira ,(6), um acordo para a combinação de negócios com a empresa norte-americana HPX Corp., uma empresa de aquisição de propósito específico.
O acordo celebrado pela Ambipar servirá para que a controlada Emergência Participações, que é responsável por prestar serviços industriais e resposta a emergências ambientais, combine negócios com a empresa norte-americana.
Este negócio possibilitará à controlada negociar suas ações na NYSE, com o intuito de crescer em um mercado que possui um potencial grande devido às práticas de ESG.
A negociação para essa combinação de negócios fez com que as ações da Ambipar subissem logo após o anúncio. Às 15 horas de quarta-feira, as ações operam em alta de 9,85%, com os papéis sendo negociados a R$ 25,09.
Outras aquisições
O ritmo que a Ambipar tem tomado nessa expansão tem sido acelerado, essa aquisição da CTA foi a segunda em menos 10 dias. No dia 29 de junho a empresa tinha anunciado um acordo para assumir o controle da BIOENV Análises Ambientais.
Com esse novo acordo a Ambipar será capaz de adicionar ao seu portfólio uma empresa que possui expertise em diversos projetos de monitoramento e análises ambientais no Brasil.
Além de aumentar o seu portfólio de soluções para o meio ambiente, a companhia ainda afirma que a partir de agora poderá iniciar a sua entrada no mercado de análises laboratoriais.
Aquisições em um espaço tão curto assim não são uma novidade para a Ambipar, em março deste ano a empresa anunciou três acordos em menos de duas semanas. O primeiro deles foi da Dracares, empresa que opera embarcações próprias para o combate à poluição marítima.
Na sequência vieram os acordos para a compra da empresa de serviço aéreo Flyone, que ajudará com que a empresa consiga atuar no atendimento emergencial para combater incêndios florestais. A Ambipar terá à disposição a frota de helicópteros de pequeno, médio e grande porte, além de veículos terrestres.
Por último, o grupo anunciou uma parceria com a Minerva para a criação de projetos de carbono por meio da sua subsidiária Biofílica Ambipar Environment. Este negócio entre as empresas irá gerar a criação de um joint venture que desenvolverá projetos na América do Sul.