B3 inaugura oficialmente “Touro de Ouro” em São Paulo – ESTOA

B3 inaugura oficialmente “Touro de Ouro” em São Paulo

Artista plástico Rafael Brancatelli foi o autor da obra que está em frente a Bolsa brasileira


Advertisement


Advertisement


Conforme anunciado anteriormente pela Bolsa de Valores do Brasil (B3), na última sexta-feira (12) a B3 ganharia uma estátua gigante de touro em frente sua sede, no centro de São Paulo. A escultura seria uma alusão ao já existente touro de Wall Street, em frente a bolsa de valores de Nova York, a Nyse.

Touro brasileiro é inaugurado em São Paulo | Foto: Reprodução B3

“O Touro de Ouro representa a força e a resiliência do povo brasileiro. A B3 está trazendo esse novo símbolo para valorizar não apenas o centro de São Paulo, mas o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil, que passa pela própria história da bolsa. O centro é o coração do mercado financeiro e, após a fusão que originou a B3, em 2017, a companhia optou não apenas em permanecer na região, como em contribuir para sua retomada”. Afirmou Gilson Finkelsztain, CEO da B3.

Rafael Brancatelli fez cerca de 150 modelos até chegar no touro atual. O Touro de Ouro da Bolsa brasileira pesa mais de uma tonelada e com mais de cinco metros de comprimento e três metros de altura, está localizado bem no centro da cidade de São Paulo, na rua rua XV de Novembro, 275.

Felipe Paiva, diretor de relacionamento com clientes de pessoa física, também comentou sobre o monumento: “Não havia momento melhor para o lançamento do Touro, depois de termos anunciado a chegada de 4 milhões de contas de brasileiros pessoas físicas à bolsa. Nada melhor do que receber esse público, na frente do nosso prédio, com um símbolo que estimulará ainda mais o interesse sobre a bolsa, seu funcionamento e a sua história”

Advertisement


Rafael Brancatelli (centro) e os managers do Touro da B3 – Foto: B3

Brancatelli já havia dito que o Touro da B3 “simboliza o mercado financeiro e a força do povo brasileiro”, e também comentou: “Foi mais de um ano de jornada, desde a concepção do projeto, para chegarmos a um conceito original e ao design de um touro totalmente brasileiro, com uma expressão representativa da bravura e a coragem do nosso povo”, destaca Rafael Brancatelli.

“Estou muito emocionado e honrado em fazer parte deste momento histórico. O Touro de Ouro, resultado da parceria com a B3 e Rafael Brancatelli, é um presente para todos os brasileiros, para o centro de São Paulo e para o Brasil.” comentou Pablo Spyer que se auto denominou filho da bolsa.

Advertisement


Hoje Spyer é visto como influenciador digital financeiro, “Desde o início, eu fiz questão de que o Touro fosse feito com a B3, porque eu mesmo sou um filho da bolsa. Mais do que um presente para o centro e para a cidade, será um presente da bolsa do Brasil para todo o país”.

Pablo Spyer (Esq) e Rafael Brancatelli (Dir) – Foto: B3

O Touro da bolsa de valores brasileira pode ser visto como uma releitura do touro de Wall Street, muitas pessoas viram como sátira a um momento nacional econômico brasileiro e criticaram alguns aspectos do touro, como a cabeça baixa e a cor mostarda.

Advertisement


O jornalista Bruno Mello Franco também criticou o Touro da B3: Contribuição ao debate: esse lamentável “touro de ouro” não é um presente para São Paulo nem uma homenagem à Bolsa de Nova York. É uma marquetagem escancarada, em espaço público, da corretora de duas letras…”

Pouco tempo após a inauguração o touro foi vandalizado por ativistas, a obra é uma parceria de investidores e o artista da estátua e não envolveu dinheiro público para instalação.

Advertisement