Bradesco (BBDC4) compra instituição financeira no México
A medida prevê a expansão da instituição
Nesta quinta-feira (25), o Banco Bradesco (BBDC4) anunciou a aquisição da Ictineo Plataforma, uma Sociedade Financeira Popular (SOFIPO) do México.
Apesar de não divulgar o valor do negócio, a medida representa um grande passo da Instituição Bancária em direção à sua expansão na América Latina.
Além disso, também foi divulgado, nesta quarta-feira (24), o desenvolvimento de uma Gestora de Investimentos em conjunto ao Banco Votorantim S.A., conhecido como Banco BV.
Aquisição da Ictineo Plataforma
A compra da SOFIPO mexicana foi feita através da subsidiária da Instituição Bancária, a Bradescard México, e não teve o valor revelado. Ela atua no país há cerca de 12 anos, e é uma das principais companhias prestadoras de crédito por lá.
O negócio segue, ainda, o plano de expansão do Bradesco no México, principal alvo da companhia para o seu crescimento. O objetivo da companhia é, nos próximos cinco anos, se tornar uma das principais emissoras de crédito de consumo no país.
De acordo com o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, a aquisição “nos abrirá uma nova frente de negócios financeiros de alto potencial de crescimento no México”, destacando que o país possui o segundo maior PIB da América Latina.
Atualmente, de acordo com a instituição, a Bradescard México não possui uma licença para atuar em outras frentes na área de negócios financeiros. Assim, a instituição não pode ter agências abertas no país.
Este, no entanto, não é o objetivo do Bradesco, que desempenha o papel de uma “sociedade de responsabilidade limitada” no México.
Após a aquisição, a companhia deve investir em uma companhia de marketing para ampliar sua distribuição nas varejistas e aumentar a taxa de crescimento dos canais digitais.
Além disso, segundo o executivo, a subsidiária administra “cerca de 3 milhões de cartões de grandes redes varejistas. Vamos ter a possibilidade de ampliar nossa atuação […]”, afirmando que, com a aquisição, a Instituição poderá atuar como um Banco Digital.
Com a nova licença, o primeiro passo da companhia será oferecer a abertura de contas digitais, a disponibilidade de empréstimo consignado e contas de investimentos.
Além disso, no futuro, a instituição prevê a distribuição de outros produtos, incluindo o financiamento de automóveis e crédito imobiliário diretamente em seu aplicativo.
Depois de anunciar seu novo negócio, as ações do Banco Bradesco (BBDC4) se valorizaram nesta quinta-feira (25). Seus papéis somaram às 14:55 horas (Horário de Brasília) uma valorização de 0,62%, atingindo os R$ 19,49.12
No entanto, no período de seis meses, seus ativos caíram em 4,18%. No acumulado do ano, a queda atingiu os 0,96%.
Com uma carteira de cerca de R$ 4 milhões, a Ictineo Plataforma atua com uma base de aproximadamente 3 mil clientes.
Destacando a baixa adesão de Bancos Digitais pela população mexicana — apenas 0,3% dos habitantes, segundo o executivo —, o diretor da Bradescard México, Alexandre Monteiro, afirmou que a companhia tem um “oceano mais azul a desbravar por aqui”.
“Não tem nenhuma instituição financeira nativa digital com participação tão grande de mercado como no Brasil”, conclui, considerando que 13,2% dos brasileiros utilizam bancos digitais.
Análises
Os resultados após o anúncio da aquisição de 51% do capital social da gestora do Votorantim — divulgada nesta quarta-feira (24) — geraram análises positivas nesta quinta-feira (25) pelo mercado financeiro.
Os analistas do Bank of America, que reiteraram posição de compra para as ações do banco, divulgaram uma posição positiva acerca do negócio. “Embora o tamanho do negócio não seja um divisor de águas, saudamos a iniciativa em um segmento altamente competitivo”.
Para a Levante Ideias de Investimento, a ação mostra um perfil estratégico “muito interessante” para a instituição, em linha com suas últimas movimentações.