Confira as 5 principais notícias do Brasil e do mundo nesta quinta-feira
Aprovação da PEC da Transição e novos ministros de Lula são destaques
Entre as principais notícias desta quinta-feira (22) está a conclusão da votação do texto-base da PEC da Transição na Câmara dos Deputados. Depois de ser aprovada em primeiro turno com 331 votos a favor na terça-feira, o texto voltou a ser discutido na Câmara nesta quarta e recebeu os mesmos 331 votos, encerrando a votação.
Devido às mudanças feitas por deputados no texto-base, que inclusive diminuiu o prazo para a ampliação do teto de gastos de dois para um ano, a PEC teve de voltar ao Senado para uma nova análise. A votação que se encerrou à noite terminou com a aprovação por 63 votos a 11. Para que passasse pelo Senado eram necessários 49 votos a favor.
2. Lula anuncia novos ministros hoje
Durante a manhã desta quinta-feira, o presidente eleito Lula (PT) deverá anunciar em coletiva de imprensa os novos nomes dos ministros que irão compor o seu governo nos próximos anos, entre os prováveis nomes que devem ser confirmados hoje estão: Nísia Trindade (Saúde), Esther Dweck (Gestão), Anielle Franco (Igualdade Racial), Ana Moser (Esporte), Margareth Menezes (Cultura) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).
Ao todo, o novo governo terá 37 ministérios, número bem acima das atuais 23 pastas do governo Bolsonaro. Nos últimos dias, outros ministros também passaram a serem dados como certos, como o caso de Camilo Santana, na Educação, Marina Silva, no Meio Ambiente, além de Geraldo Alckmin, o vice-presidente eleito, que deve assumir Indústria e Comércio.
3. Orçamento de 2023 deve ser votado no Congresso
Após a aprovação da PEC da Transição, parlamentares devem votar o Orçamento de 2023 ainda nesta quinta-feira, em Brasília. De acordo com o relator-geral do Orçamento, Marcelo Castro, a previsão é de que a votação inicie na Comissão Mista do Orçamento (CMO), por volta das 10h.
Em virtude do recesso parlamentar que entra em vigor a partir desta sexta-feira (23), a Lei Orçamentária Anual deve ser aprovada ainda nesta quinta, depois que passar pela CMO e for para o plenário do Congresso.
4. Última revisão do PIB dos EUA
Entre os destaques no exterior nesta manhã está a divulgação do PIB do terceiro trimestre dos Estados Unidos. O principal indicador econômico norte-americano passará pela sua segunda e última revisão nesta quinta. A expectativa segundo consenso Refinitiv é da manutenção do mesmo patamar da última divulgação, em 2,9%.
Além disso, os investidores também aguardam por novos números com relação aos pedidos de seguro-desemprego semanal que são divulgados pelo Departamento de Trabalho dos Estados Unidos. O consenso Refinitiv projeta 222 mil solicitações na semana.
5. Com PEC da Transição, Bolsa sobe pelo 3º dia seguido
O mercado financeiro mais uma vez reagiu bem às notícias vindas da Câmara e em meio a expectativa pela votação em segundo turno da PEC da Transição – que só teve a sua decisão divulgada após o pregão -, o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, subiu mais uma vez.
O índice Bovespa encerrou o dia aos 107.433 pontos, com uma alta de 0,53%. Apesar da atenção em relação à PEC, o indicador foi beneficiado por ações de petrolíferas e mineradoras, que subiram com a recuperação das commodities no mercado internacional.