Confira as 5 principais notícias que movimentam o mercado nesta segunda-feira
Últimos ministros de Lula e redução na inflação são destaques
Entre as principais notícias deste início de semana pós Natal, está a expectativa para o anúncio dos últimos ministros do governo Lula. Ao todo, o petista já anunciou 21 nomes que irão compor a lista do ministérios a partir do próximo domingo (1). No entanto, alguns cargos ainda estão indefinidos, enquanto outros ainda precisam ser oficializados.
Entre os não oficializados estão: Marina Silva, no Meio Ambiente; Carlos Fávaro, na Agricultura; Paulo Teixeira, em Comunicações; Paulo Pimenta, na Secom; Ana Moser, no Esporte; e Renan Filho, no Transporte. As escolhas ainda devem contar com Simone Tebet, que continua com destino indefinido após a ida de Marina Silva para o Meio Ambiente.
2. Passaportes voltarão a ser emitidos
Na última sexta-feira (23), o governo federal publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) a liberação de R$ 31,47 milhões para a Polícia Federal (PF) retomar a emissão de passaportes, que foi suspensa em novembro devido à falta de verba. Desde então, cerca de 100 mil solicitações estavam em espera.
Mesmo com a suspensão, os agendamentos ainda podiam ser feitos normalmente nas plataformas online ou presencialmente. No início deste mês, o governo já havia liberado cerca de R$ 37 milhões para que os serviços fossem retomados, atendendo os pedidos que tinham sido agendados até o último dia 1º.
3. Boletim Focus mantém expectativa de redução na inflação em 2022 e sobe em 2023
Nesta manhã, o Banco Central divulgou mais uma edição do Boletim Focus com as projeções para os principais indicadores de crescimento da economia brasileira para 2022 e para os anos seguintes. O destaque da vez ficou mais uma vez com as expectativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, caíram em 2022 de 5,76% para 5,64% e subiram de 5,17% para 5,23% em 2023.
O BC também trouxe estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB), com a previsão para esse ano sendo ligeiramente reduzida de 3,05% para 3,04%, já para 2023 a estimativa se manteve em 0,79%. A estimativa para a Selic em 2023 também apresentou alta, saindo de 11,75% para 12% ao ano.
4. Bolsas asiáticas fecham em alta em meio a feriado
Em meio a baixa movimentação nas bolsas do exterior devido ao feriado de Natal, as bolsas asiáticas se aproveitaram da cautela e liquidez reduzida para fecharem em alta nesta segunda-feira. Os principais índices dos mercados asiáticos subiram levemente, tanto o indicador japonês Nikkei, quanto o chinês Xangai fecharam em uma alta de 0,65%.
Hoje, depois das 20h de Brasília e 8h de terça-feira na Ásia, devem ser divulgados também novos indicadores sobre a economia da região, com destaque para números de taxa de desemprego, vendas no varejo e lucro industrial.
5. Confiança do Consumidor sobe em dezembro
Nesta segunda-feira a FGV (Fundação Getulio Vargas) anunciou os últimos números referente a Confiança do Consumidor em 2022, e pela primeira vez em dois meses, o resultado foi positivo.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV subiu 2,7 pontos, para 88,0 pontos, e fechou 2022 com saldo positivo. Já em médias móveis trimestrais, o índice recuou 0,3 ponto, para 87,3 pontos depois de ter subido nos últimos cinco meses.