Fique atento aos 5 principais assuntos do dia: Zanin no STF, Ibovespa em alta após PIB e mais
Nesta sexta-feira (2), o cenário político brasileiro deverá ser agitado ainda em meio a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o advogado Cristiano Zanin assuma o posto de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os rumores de que Zanin seria a preferência de Lula já circulavam por Brasília há alguns meses, principalmente depois que o ex-ministro Ricardo Lewandowski optou por se aposentar antes do previsto, em abril deste ano. O advogado foi o responsável por cuidar da defesa do presidente durante a Operação Lava Jato.
A indicação de Zanin já foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União no final da tarde desta quinta-feira e irá agora para o Senado, onde o advogado terá de ser aprovado. Caso assuma o cargo de Lewandowski, ele irá herdar mais de 500 processos que o ex-ministro deixou pendentes na Corte.
2. Ibovespa sobe após PIB
O primeiro pregão de junho foi um dos mais positivos para a bolsa de valores brasileira neste ano. O Ibovespa encerrou a quinta-feira com uma valorização de 2,06%, aos 110.565 pontos, a quinta maior valorização do índice durante o ano. Nem mesmo a forte alta fez com que o Ibovespa voltasse a apresentar uma valorização na semana, acumulando uma perda de 0,31%.
O principal motivo para o dia positivo da bolsa brasileira foram os números mais altos do que o esperado para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro durante o primeiro trimestre. O desempenho fez com que o ânimo dos investidores fosse renovado. Além disso, o exterior também foi importante para o índice, devido à aprovação do teto da dívida nos EUA.
Saiba tudo aqui sobre o PIB do primeiro trimestre de 2023.
3. Aprovação de teto da dívida faz bolsas internacionais subirem
No exterior, o ânimo do mercado financeiro também passou a ficar mais positivo após a aprovação do aumento do teto da dívida norte-americana, que foi votado na última quarta na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Isto fez com que o país evitasse mais uma vez um calote histórico nas contas públicas.
Nesta manhã, as principais bolsas norte-americanas veem os seus índices futuros subirem coordenadamente, com destaque para o Dow Jones Futuro, o S&P 500 e o Nasdaq Futuro, que sobem todos acima de 0,45% nas primeiras horas do dia. A sexta-feira será agitada nos EUA com as repercussões dos investidores em relação ao relatório de empregos, payroll.
4. Payroll vem acima do esperado
Neste mês de maio, o relatório de empregos do governo – payroll – veio novamente acima das expectativas do mercado, informou o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos nesta manhã. Segundo o órgão, a economia norte-americana gerou 339 mil novas vagas no último mês, enquanto eram esperados apenas 180 mil novos empregos.
O relatório é um dos principais fatores levados em consideração pelo Federal Reserve na hora de definir as taxas de juros. Segundo as projeções de economistas, a chance do banco central norte-americano anunciar uma estagnação nos juros diminuiu de ontem para hoje, caindo de 77,2% para 72,7%, enquanto a chance de um novo aumento de 0,25 p.p. subiu para 27,3%.
5. Elon Musk é acusado de insider trading com dogecoin
Um dos grandes entusiastas da “memecoin” Dogecoin, que leva um cachorro da raça Shiba Inu estampado, o bilionário Elon Musk está sendo acusado por investidores de estar fazendo uso de informações privilegiadas (ação também conhecida como insider trading) para benefício próprio.
De acordo com a agência de notícias, Reuters, o processo contra o dono do Twitter e da Tesla foi registrado na última quarta (31) no Tribunal Federal de Manhattan alegando que Musk usou postagens no Twitter, pagou influenciadores, além de usar a sua participação no talk show Saturday Night Live em 2021 para obter lucro às custas de outros investidores.