Fique de olho nas 5 principais notícias desta quarta: último dia do IR, votação por dívida nos EUA e mais – ESTOA

Fique de olho nas 5 principais notícias desta quarta: último dia do IR, votação por dívida nos EUA e mais


Advertisement


Advertisement


Nesta quarta-feira (31), um dos temas de maior destaque nos mercados será a votação sobre o teto da dívida nos EUA. Depois do acordo firmado pelo presidente norte-americano, Joe Biden, e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, no último domingo, a proposta passou nesta terça pelo Comitê de Regras da Câmara e foi aprovada por 7 a 6.

A votação que deve ocorrer nesta quarta na Câmara dos Representantes deverá acabar com um final positivo para o país, que pode evitar um calote histórico. Se aprovada, a medida fará com que o teto da dívida seja suspenso até janeiro de 2025, limitando os gastos nos próximos dois anos.

No exterior, os mercados deverão passar o dia atentos aos acontecimentos, que podem acabar gerando reflexos no desempenho das principais bolsas mundo afora. Nas últimas semanas, além das bolsas norte-americanas, as europeias e asiáticas também foram afetadas pelas indefinições a respeito do teto da dívida.

Advertisement



2. Últimas horas para declarar o IR

Às 23h59 desta quarta-feira, o prazo para os contribuintes declararem o Imposto de Renda irá expirar e milhões de brasileiros ainda não enviaram todos os seus dados para a Receita Federal. No entanto, com a proximidade do fim da entrega, o número de declarações já está perto de bater as expectativas da Receita para este ano.

Advertisement


Até a madrugada desta quarta, 37,7 milhões de declarações já haviam sido enviadas, próximo da marca de 39,5 milhões esperada pelo Fisco. Para aqueles que perderem a entrega e não acertarem as contas com o leão, a multa a ser paga tem o valor mínimo de R$ 165,74 e pode chegar a até 20% do valor do imposto.

3. Ibovespa em maio

Com o fim de mais um mês, o principal índice da bolsa de valores, o Ibovespa, caminha para o último pregão de maio com um pessimismo maior dos investidores em virtude do clima tenso no exterior, principalmente em virtude do teto da dívida dos Estados Unidos. Nesta terça, a bolsa brasileira fechou com uma queda de 1,24% repercutindo também os fracos desempenhos de Vale e Petrobras no dia.

Advertisement


No acumulado mensal, o Ibovespa caminha para um mês positivo, acumulando um avanço de 4,34% em maio. Nas três primeiras semanas deste mês, a bolsa fechou com desempenho positivo, e tem visto o cenário se reverter desde a última segunda-feira (29). Ainda assim, é esperado que o Ibovespa feche no azul no acumulado.

4. Propostas de Lula em Cúpula das Américas

Nesta terça, em reunião da Cúpula das Américas em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, elencou uma série de propostas a serem desenvolvidas em conjunto com os presidentes das demais nações do continente. Um dos objetivos do líder brasileiro é buscar a unidade entre os países, ampliando a cooperação entre eles.

Advertisement


Algumas das medidas apresentadas por Lula durante a reunião foram: criação de uma moeda comum para os países do Mercosul, desenvolver ações a respeito das mudanças climáticas, criar um programa de mobilidade regional para estudantes, pesquisadores e professores do ensino superior. Além disso, pautas sobre energia e infraestrutura também foram abordadas.

5. Bitcoin recua após dirigente do Fed defender aumento dos juros

Nesta manhã, o mercado das criptomoedas amanheceu com uma forte queda, puxando para baixo as cotações de ativos como o Bitcoin que recuou mais de 3% nas últimas 24 horas. A principal cripto do mercado vem sendo negociada nesta manhã na faixa dos US$ 27.100.

O principal gatilho para o desempenho negativo do Bitcoin veio na tarde desta terça, após as declarações da presidente do Federal Reserve de Cleveland, Loretta Mester, em entrevista ao jornal Financial Times. Segundo ela, não existem “razões convincentes” neste momento para que haja uma interrupção nos aumentos dos juros nos Estados Unidos.