Fique ligado nas 5 principais notícias que movimentarão os mercados nesta quinta-feira – ESTOA

Fique ligado nas 5 principais notícias que movimentarão os mercados nesta quinta-feira


Advertisement


Advertisement


Nesta quinta-feira (18), em um dia de agenda de indicadores esvaziada no Brasil, os principais destaques estão ligados ao cenário político. Na noite passada, a Câmara aprovou com uma ampla vantagem o pedido de urgência do novo arcabouço fiscal. No total, foram 367 votos a favor e 102 contrários – para ser aprovado, o texto precisava de 257 votos favoráveis.

As alterações no texto final do novo arcabouço também serviram para turbinar a proposta, elevando a capacidade de gasto extra em até R$ 82 bilhões no próximo ano. Entre as mudanças destacam-se: a permissão para os gastos crescerem no máximo previsto no ano que vem e autorização para o governo usar a inflação a favor de mais despesas. Isto também gera impacto no espaço para as despesas nos próximos anos.


Advertisement


2. Com agenda fechada, Lula terá nove reuniões no G7

Após embarcar rumo ao Japão nesta quarta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deverá chegar à cidade de Hiroshima na próxima madrugada. O final de semana deverá ser corrido para o chefe de estado brasileiro, que terá nove reuniões com alguns dos principais líderes mundiais.

Com previsão de voltar ao Brasil somente na próxima segunda (22), Lula dará início à sua agenda já na sexta-feira, em uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese. A passagem por Hiroshima ainda contará com encontros com os premiês do Japão, Fumio Kishida, da Índia, Narendra Modi, e do Canadá, Justin Trudeau.

Advertisement


Além deles, Lula também terá compromissos oficiais com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, da França, Emmanuel Macron, do Vietnã, Vo Van Thuong e com o chanceler alemão, Olaf Scholz, e o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Veja mais detalhes da agenda do presidente Lula no Japão.

Advertisement


3. Câmara instala 3 CPIs 

Em dia movimentado, a Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira, três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), para apurar temas diferentes, mas que já vinham chamando a atenção há um tempo. Os encontros devem começar já na próxima terça-feira (23) para que possam ser definidas as diretrizes das apurações.

As Comissões instaladas nesta quarta irão apurar as invasões do MST, que terá o deputado Coronel Zucco (Republicanos) como presidente e o ex-ministro Ricardo Salles (PL) como relator, as manipulações em jogos de futebol, com Julio Arcoverde (PP) na presidência e Felipe Carreras (PSB) na relatoria, e a da Americanas, que investigará o escândalo financeiro da varejista, com Gustinho Ribeiro (Republicanos) na presidência e Carlos Chiodini (MDB) de relator.

Advertisement


4. Ibovespa volta a subir puxado pela Vale

O Ibovespa amanhece o dia depois de voltar a fechar em alta nesta quarta-feira (17) animado com as novas negociações a respeito do teto da dívida dos Estados Unidos e pelo dia positivo para a Vale (VALE3), que subiu mais de 3% e a varejista Renner (LREN3) que subiu quase 10%.

Ao final do pregão, a bolsa de valores subia 1,17%, aos 109.460. Nesta quinta, com um dia mais calmo no cenário econômico doméstico, o Ibovespa mira atingir novamente o patamar dos 110 mil pontos – pela primeira vez em mais de três meses – de olho principalmente na aprovação da urgência do novo arcabouço.

5. Microsoft quer conectar o Real Digital à Ethereum

Nesta semana, a big tech Microsoft anunciou a intenção de criar uma ponte entre o Real Digital (CBDC) – nova moeda do Banco Central brasileiro que está em fase de testes – à uma das maiores criptomoedas do mercado, o Ethereum, com o intuito de popularizar o ativo brasileiro e torná-lo útil em todos os lugares.

A novidade permitiria que as instituições financeiras ficassem livres para escolherem com qual tecnologia eles desejam trabalhar, e com a intenção de facilitar a vida dos usuários na hora de realizarem transações com a moeda digital que será fornecida pelo Banco Central nos próximos anos.