Fique ligado nos 5 principais assuntos do dia: acordo sobre dívida nos EUA, últimos dias do IR e mais – ESTOA

Fique ligado nos 5 principais assuntos do dia: acordo sobre dívida nos EUA, últimos dias do IR e mais


Advertisement


Advertisement


Neste início de semana, os investidores mundo afora estarão com os olhares voltados aos Estados Unidos e a sua dívida. No final de semana, o presidente norte-americano Joe Biden continuou as suas tratativas com o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, para costurar um acordo para a ampliação do teto da dívida e o desfecho foi positivo segundo o democrata.

De acordo com Biden, o acordo que evitará que o país dê o seu primeiro calote da história será encaminhado para votação no Congresso ainda nesta semana. A proposta faria com que o teto da dívida fosse suspenso até janeiro de 2025, limitando os gastos nos próximos dois anos.


Advertisement


A definição fez com que os investidores ficassem aliviados de que uma possível crise econômica global fosse instaurada nos próximos meses em virtude do calote norte-americano. Nesta segunda (29), os mercados norte-americanos terão um dia mais calmo, também em virtude do feriado do Memorial Day.

2. Reunião da América do Sul

Nesta terça (30), presidentes de 11 países da América do Sul se reunirão com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, para uma cúpula a fim de debater uma série de assuntos em comum, em uma tentativa de reaproximação e cooperação dos países da região.

Advertisement


Segundo o Ministério de Relações Exteriores, a reunião, que contará inclusive com a presença do presidente Venezuelano, Nicolás Maduro, terá como principais focos, os debates a respeito de temas como: saúde, mudança climática, infraestrutura e energia. Além disso, o desejo de Lula é de que os países voltem a caminhar juntos igual acontecia nos seus mandatos anteriores.

3.  Últimos dias para declarar o IR

Na próxima quarta-feira (31), às 23h59, o período de declaração do Imposto de Renda terá chegado ao fim oficialmente e milhões de brasileiros ainda não acertaram as contas com o leão. De acordo com dados da Receita Federal, até a manhã desta segunda, 33,2 milhões de contribuintes já enviaram as suas declarações, mas o número ainda está abaixo da previsão do Fisco, de 39,5 milhões de pessoas.

Advertisement


Com a proximidade do prazo final, os brasileiros que receberam mais de R$ 28.559,70 no ano de 2022 deverão se apressar para que não tenham de pagar a multa para a Receita. Os valores vão de R$ 165,74 e podem chegar a até 20% do imposto em determinados casos. Para os contribuintes adiantados, o período do pagamento de restituição também começará no próximo dia 31.

4. Boletim Focus traz nova queda na inflação

Depois de reduzir as expectativas para a inflação na semana passada, o Boletim Focus, do Banco Central, voltou a projetar um IPCA ainda mais baixo nesta segunda-feira. O relatório semanal apontou que a inflação caiu de 5,80% para 5,71% ao final de 2023. Por outro lado, os números para 2024 foram mantidos em 4,13%.

Advertisement


Segundo o Focus, o crescimento econômico brasileiro medido pelo Produto Interno Bruto (PIB) subiu de 1,20% para 1,23% nesta semana, mantendo também as expectativas de 2024 em 1,30%. Já as expectativas para a taxa Selic em 2023 e 2024 foram mantidas pela sexta e pela 15ª semana seguida em 12,50% e 10%, respectivamente.

5. Agenda da semana

Em uma semana que começa mais tranquila no exterior em virtude do feriado nos Estados Unidos, as expectativas estão altas pela votação do acordo sobre a dívida norte-americana. Por lá, os olhares ainda deverão se voltar para a divulgação do PMI Industrial na quarta (31) e do payroll na próxima sexta (2).

No Brasil, o principal destaque fica por conta da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre. Os dados serão divulgados pelo IBGE na próxima quinta-feira (1º). Já na Europa, os olhares dos investidores estarão voltados para a divulgação dos primeiros dados para a inflação de maio, que também serão revelados no dia 1º de junho.