Novo CEO da Americanas, reunião do CMN e o que mais movimentará o mercado hoje
Entre os principais destaques que movimentarão esta quinta-feira (16) está a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), grupo composto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet. O mercado ficará atento ao encontro que teve início às 9h, devido aos rumores quanto às metas de inflação.
Os debates com relação a uma eventual mudança na meta de inflação de 2023, que atualmente está em 3,25%, se intensificaram nas últimas semanas após os atritos entre o presidente Lula e o presidente do BC. A possibilidade, no entanto, foi descartada por Haddad na última terça, após o ministro afirmar que o tema não será debatido na reunião do CMN.
2. Americanas escolhe novo CEO
Depois de um mês após a renúncia do ex-CEO Sergio Rial, a Americanas escolheu nesta quarta-feira o novo executivo que assumirá o cargo a partir de agora. Em fato relevante a varejista anunciou a eleição de Leonardo Coelho Pereira como o seu novo presidente-executivo.
A definição fará com que João Guerra, executivo que ocupava o posto de maneira interina, volte a atuar no seu cargo de ofício, como diretor de RH da companhia. Pereira já foi sócio da empresa de consultoria Alvarez & Marsal, que inclusive foi contratada pela Americanas durante este processo de recuperação judicial.
O dia será movimentado para a varejista, que após a escolha do novo CEO terá uma reunião com bancos e credores nesta quinta para tentar avançar com acordos e apresentar um plano de recuperação sólido à justiça no dia 19 de março.
3. Vale apresentará resultados após pregão
Nesta quinta, a mineradora Vale (VALE3) apresentará os seus resultados com relação ao quarto trimestre de 2022 após o encerramento do pregão. Portanto, os investidores ficarão atentos aos números divulgados pela companhia, e que devem refletir no desempenho da bolsa amanhã.
De acordo com as projeções do BTG Pactual, a mineradora deve registrar um lucro líquido de US$ 3,2 bilhões nos últimos três meses do ano passado, uma queda de 39,5%. Já a receita da Vale deverá ficar em US$ 11,6 bilhões, queda de 11,2%.
4. Prévia do PIB brasileiro tem alta acima do esperado
Nesta manhã, o Banco Central divulgou novos números com relação ao Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), que é considerado como a prévia do PIB brasileiro. Nos dados da instituição, a alta de 0,29% em dezembro na comparação com novembro veio acima do esperado pelo mercado, que projetava um avanço de 0,10%.
Na comparação trimestral, o IBC-Br registrou uma queda de 1,46% nos últimos três meses em relação ao 3T22. Mas no acumulado de 2022, o índice apontou para uma alta de 2,90% de acordo com os dados do Banco Central.
5. Ibovespa sobe após falas de Haddad e espera por CMN
Nesta quarta, o principal índice da bolsa de valores, o Ibovespa, encerrou o pregão em alta depois de declarações do ministro da Fazenda, com relação às metas de inflação e do novo arcabouço fiscal. A bolsa avançou 1,62%, aos 109.600 pontos. As tensões entre Lula e Campos Neto, e as expectativas pela reunião do CMN haviam refletido no desempenho do Ibovespa no dia anterior, quando o índice fechou em queda.
Um dos maiores motivos para o Ibovespa ter fechado o dia em alta foram as declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em um evento do BTG Pactual nesta quarta a respeito do novo arcabouço fiscal do país. Segundo Haddad, o novo mecanismo que substituirá o teto de gastos deve ser apresentado em março.