Saiba como o mercado reagiu ao primeiro pregão do ano
Bolsas de Valores na Ásia e Brasil operam em queda, enquanto na Europa o mercado apresenta resultados positivos após feriado de ano novo
Nesta segunda-feira (12), acontece o primeiro pregão do ano no mercado, com as Bolsas na Europa reagindo de maneira positiva.
No entanto, as Bolsas de Valores na Ásia e Brasil operam em queda, após o feriado de Ano Novo.
Bolsa de Valores Europeia
A Bolsa de Valores na Europa fechou em alta no primeiro pregão do ano, devido alguns dados de medidas que estão sendo realizadas no continente, como Índice de Gerentes de Compras Industrial (PMI) da zona do euro, que apresentou um aumento de 47,8% no mês de dezembro.
O PMI na França apresentou alta de 49,2%, assim como também na Alemanha, que subiu em 47,1% no mês de dezembro.
De acordo com a economista sênior da Oxford Economics, Katharina Kenz, o PMI tem como objetivo divulgar a desaceleração na atividade industrial da zona do euro, apontando uma pequena contração na economia. Deste modo, os detalhes da pesquisa mostram a demanda por bens baixados no final de 2022, assim como também podem sinalizar a redução das contínuas na cadeia de suprimentos.
Por mais que o PMI tenha demonstrado resultados positivos, que refletem no fechamento em alta da Bolsa de Valores na Europa, ainda há preocupações do Banco Central Europeu (BCE) com a crise de recessão em alta neste ano.
A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse em entrevista, na semana passada, que os custos dos créditos aumentaram novamente, tornando-se necessário conter o aumento crescente dos preços ao consumidor.
“No momento, as taxas de juros do BCE devem ser mais altas para conter a conversão e reduzi-la para nossa meta de 2%”, disse Lagarde, ao jornal croata “Jutarnji list”.
“Esse processo é essencial porque seria ainda pior se permitirmos que a consideração se instalasse na economia”, finaliza a presidente do BCE.
No fechamento da Bolsa de Valores Europeia, o Índice Stoxx Europe 600 fechou com alta de 0,96%, no total de 428,96 pontos. O DAX que faz parte da bolsa de Frankfurt apresentou alta de 1,05%, o equivalente a 14.069,26 pontos. Por último, o índice CAC 40 do mercado acionário em Paris, subiu em 1,87% no total de 6.594,57.
Nesta semana, o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, divulgará a ata com os dados documentais de emprego nos EUA, assim como também os números da bandeira da Alemanha referente ao mês de dezembro, colaborando para o aumento na Bolsa de Valores Europeia.
Bolsa de Valores Asiática
Já a Bolsa de Valores no Seul, na Ásia, não reagiu de maneira positiva ao primeiro pregão do ano, devido à grande queda das ações de uma companhia elétrica estatal no continente.
Na Coreia do Sul, o índice Kospi caiu em 0,48%, no total de 2.225,67 pontos, assim como também o papel da Korea Electric Power Corp, que sofreu uma queda de 11%, após o governo sul-coreano autorizar a elevação de tarifas na estatal.
De acordo com alguns analistas, a elevação da tarifa na Korea Electric Power Corp, pode não ser o suficiente para compensar as perdas acumuladas nos últimos anos, devido a função da alta nos custos dos combustíveis.
Além das ações da empresa sul-coreana apresentarem baixa no primeiro pregão, os títulos da construtora GS Engineering & Construction fecharam com uma queda de 5,25%.
Bolsa de Valores Brasileira
O principal índice da bolsa de valores de São Paulo — a B3 —, o Ibovespa (B3), opera com forte queda no primeiro pregão do ano, devido a alguns mercados internacionais que estão fechados, assim como também às novas medidas econômicas que foram tomadas pelo novo governo, como a continuidade da desoneração dos combustíveis.
Por último, algumas Bolsas na Ásia, Londres e Austrália não abriram nesta segunda-feira por conta do feriado de ano novo.