Mereo compra a hrtech Vaipe
A fusão das startups tem como objetivo dobrar a base de clientes
Nesta segunda-feira (06), a hrtech Mereo anunciou a compra da Vaipe, startup do mesmo segmento. O objetivo da fusão é aumentar a base de clientes da empresa.
As duas startups baseiam-se em fornecer soluções tecnológicas à área de Recursos Humanos, utilizando-se de sua base de dados.
Aquisição da Vaipe
O principal fator que movimentou a Mereo a adquirir a Vaipe foi a possibilidade de expandir o uso de dados em sua plataforma. No entanto, o valor movimentado pela compra não foi divulgado.
Segundo a companhia, a “Aquisição da Vaipe faz parte da estratégia da Mereo de aumentar o seu escopo de negócio, criando uma plataforma de gestão de performance de pessoas completa, fornecendo soluções para engajamento, desenvolvimento e desempenho em um único lugar”.
Esta era uma plataforma SaaS de gestão de engajamento de colaboradores, fazendo com que a Mereo integre esta função em suas operações.
Fundada em Minas Gerais, atualmente, a Mereo possui atuação em mais de 40 países e mais de 9 idiomas, fornecendo soluções em Recursos Humanos utilizando a tecnologia para grandes empresas. De acordo com a Mereo, a startup presta serviços nos pilares de gestão de performance, reconhecimento e recompensa e a gestão de talentos.
No Brasil, a companhia é responsável por atender algumas das 500 maiores empresas do país, como Burger King, Magazine Luiza, Banco Inter, Klabin, Raia Drogasil, Petz, XP Investimentos e Conta Azul. De acordo com a companhia, ainda, um aporte de R$ 5 milhões foi levantado no ano passado, por meio do Fundo Criatec 3.
Segundo o cofundador da startup mineira, Ivan Cruz, “A aquisição da Vaipe representa uma grande fusão de expertises de duas das maiores empresas de RH do Brasil. Se de um lado já dominávamos o processo de gestão de performance de pessoas, de outro a Vaipe chega para complementar, à medida que acelera o uso de dados e inteligência artificial na tomada de decisões das lideranças”.
Com a compra, é dito que os 30 colaboradores da Vaipe vão migrar à equipe da Mereo. Além disso, a startup tem planos de dobrar sua base de clientes, fazendo com que cerca de 1 milhão de funcionários sejam atingidos por seus serviços.
A CEO da Vaipe, Adriana Barbosa, passará, com a aquisição, a ocupar o cargo de sócia e Head de Dados da Mereo. Segundo a executiva, “Com a união das soluções e dos dados gerados, perguntas complexas, como qual o perfil de pessoa que mais gera valor para a empresa, ou quais são as trilhas de desenvolvimento mais adequadas para cada pessoa na empresa recebem respostas com base sólida”.
O primeiro contato das duas hrtechs foi durante o chamado “100 Open Startups”, uma plataforma de engajamento de startups. Além disso, a Vaipe também foi uma das 10 HR Techs mais desejadas por grandes companhias no Brasil no ano de 2021.
Serviços da Mereo
Ao utilizar da tecnologia para fornecer soluções na área de Recursos Humanos, a companhia se baseia em três módulos: Gestão de metas, gestão de competências e remuneração variável.
Na primeira vertente, a startup foca em fornecer serviços que ajudem a planejar, desdobrar e acompanhar as metas dos colaboradores de uma companhia. A segunda, por sua vez, é dedicada a avaliar o desempenho dos funcionários de acordo com suas competências.
Já no caso da Remuneração Variável, a hrtech se propõe a calcular o bônus de cada funcionário com base nas metas estabelecidas e resultados alcançados.
De acordo com o cofundador da startup mineira, Ivan Cruz, “Para garantir uma proposta de valor mais adequada, precisávamos de também trabalhar nos inputs para o cálculo de bônus não só na parte das regras. Então surgiu toda a parte de definição e do desenvolvimento de acompanhamento de metas”.