Meta está discutindo criação de tokens para o metaverso

Embora a Meta –empresa controladora do Facebook– tenha desistido recentemente de seus planos de criar a stablecoin Diem, ela ainda está interessada em criar tokens para uso no metaverso.
O Financial Times relata que a Meta está explorando um token em um aplicativo centralizado semelhante ao ROBUX, nativo do jogo Roblox.
Citando memorandos da empresa e fontes anônimas, o FT também detalha planos potenciais para tokens sociais, tokens de reputação e moedas de criadores.
A publicação alerta, no entanto, que as discussões ainda são precoces e “podem mudar ou ser abandonadas”.
O metaverso é uma versão imersiva da internet que incorpora realidade virtual e realidade aumentada.
Apesar de todo o entusiasmo relacionado ao setor, ainda não está claro como essa tecnologia se desenvolverá, ou mesmo se ela vai de fato se tornar amplamente popular, como as redes sociais tradicionais.
[adinserter name=”BANNER INTRASITE RETANGULO DEITADO – 1″]
[adinserter name=”BANNER INTRASITE QUADRADO MOB – 1″]
No momento, existem empresas tradicionais em soluções semi-descentralizadas trabalhando na construção de uma internet virtual imersiva.
Yat Siu, presidente executivo da editora de jogos e empresa de capital de risco Animoca Brands, disse ao Decrypt em outubro que o Meta representava uma “ameaça” ao metaverso aberto.
“O Facebook está procurando construir um metaverso fechado, onde eles controlem os dados e os efeitos de rede que os dados derivam, então o que eles estão construindo é menos competição do que simplesmente antitético ao que somos.”
Meta
Essa crítica não impediu a Meta de avançar. O FT relata que a empresa está planejando um piloto para maio para um recurso de postagem NFT e diz que um documento interno mostra que está considerando monetizar os ativos baseados em blockchain com “taxas e/ou anúncios”.
Ao que tudo indica, muitos elementos do metaverso exigirão uma moeda virtual, mas que não será o Diem.
A Meta anunciou o projeto de stablecoin no verão de 2019, mas depois de sofrer vários contratempos – muitos deles regulatórios – encerrou o projeto.
[adinserter name=”BANNER INTRASITE RETANGULO DEITADO – 2″]
[adinserter name=”BANNER INTRASITE QUADRADO MOB – 2″]
A empresa vendeu seus ativos restantes e propriedade intelectual para o banco Silvergate, focado em criptomoedas, no início deste ano.
Não é provável que o Meta tente novamente a criação de um cripto-ativo, relata o FT:
“Os funcionários agora estão tentando encontrar a maneira menos regulamentada de oferecer uma moeda digital, disseram duas pessoas, com um token digital que não seja baseado no blockchain surgindo como a opção mais atraente”.
*Com Criptonizando