Santander anuncia bolsas de estudo para mulheres na área da tecnologia   – ESTOA

Santander anuncia bolsas de estudo para mulheres na área da tecnologia  

Através da Santander Universidades, a instituição disponibilizou bolsas de estudo e de certificações


Advertisement


Advertisement


A instituição bancária Santander iniciou nesta segunda-feira (23) a abertura das inscrições de um programa que disponibiliza bolsas de estudo para mulheres na área de tecnologia.

Chamado de Code Girls 2022, o programa prevê atender as mulheres que queiram atuar, principalmente, na área de programação.

Santander e o Code Girls 2022

O programa nasceu de uma parceria entre sua frente educacional, o Santander Universidades, e a startup que administra o ambiente digital da instituição, a F1RST. Segundo a companhia, 10 mil vagas serão disponibilizadas.

Advertisement


O chamado Code Girls 2022 faz parte da campainha #PraTodasElas, e vai ensinar do básico ao avançado sobre desenvolvimento Back-end com Java e com Spring. Dessa maneira, além de ter como objetivo a profissionalização, também foi dito que a campanha terá caráter empregatício.

Quando a campanha chegar ao fim, foi confirmado que serão disponibilizadas 20 vagas para atuação na F1RST. A startup vai, ainda, disponibilizar cursos gratuitos para o desenvolvimento de outras capacitações para atuar na companhia.

Advertisement


Startup que administra o ecossistema digital do banco/Fonte: F1RST – Linkedin

Além disso, as 200 candidatas com a melhor performance vão concorrer a vagas para atuar diretamente no Santander, como analistas de tecnologia. 

Após a capacitação, também é dito que as participantes também estarão aptas a formações complementares oferecidas de forma gratuita pela instituição bancária, em Agile coach e Analista de Dados.

Advertisement


Segundo o superintendente executivo do Santander Universidades no Brasil, Nicolás Vergara, “Independentemente de serem contratadas pela F1RST, todas as mulheres que passarem pela formação e se dedicarem de fato estarão aptas a buscar oportunidades numa área que tem demanda crescente e é carente de mão de obra qualificada”.


Advertisement


Depois de serem contratadas, as concorrentes vão passar, ainda, por um curso de imersão para estudarem a linguagem Pega, principal ferramenta utilizada pelo Banco.

As inscrições para o programa se iniciaram no dia de hoje(23), se encerrando no dia 27 de junho deste ano. Elas devem ser feitas no site oficial do Code Girls.

É exigido, também, que as candidatas estejam cursando ou concluído a graduação ou pós-graduação em cursos que envolvam a área, como ciência de dados, cibersegurança, sistema para internet, sistemas de informação, engenharia da computação, análise e desenvolvimento de sistemas, computação em nuvem, engenharia de machine learning, jogos digitais,ciência da computação, engenharia de software e rede de computadores.

Além disso, o Santander Universidades também anunciou a abertura de bolsas para cursos preparatórios para as certificações concedidas pela Anbima.

Cursos preparatórios

A instituição bancária também divulgou, através de sua frente educacional, a abertura de 6 mil vagas para cursos preparatórios para as certificações CPA-20 e CEA. Esses certificados são emitidos pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).


O primeiro certificado, o CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA Série 20), dá ao profissional o direito de atuar no atendimento de clientes de alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias, corretoras de valores mobiliários e plataformas de atendimento. Para esta modalidade, foram disponibilizadas 4.200 bolsas.

Já o CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento), vai habilitar profissionais que já atuam no mercado financeiro a atuar como especialistas em investimentos. Para ela, serão oferecidas 1.800 bolsas.

Certificados da área financeira da Anbima/Fonte: T2 Educação 

As bolsas serão disponibilizadas através de uma parceria entre o Santander Universidades, Cursos Edgar Abreu e a Anbima, que vão arcar com os custos integrais dos cursos e das certificações que são, respectivamente, de R$ 1.436,00 e R$ 1.286,00. As inscrições, abertas no dia de hoje, podem ser feitas até o dia 16 de julho em seu site oficial.

Vergara também comentou sobre este programa, dizendo que “As bolsas representam uma grande oportunidade de ingressar na área de investimentos de forma gratuita. Essa área segue crescendo e cada vez mais conta com a necessidade de profissionais com certificações específicas do mercado. O Santander segue investindo de forma consistente em pessoas, fortalecendo a educação e a capacitação por meio de nossos programas”.