Whatsapp lança funcionalidade benéfica à PMEs   – ESTOA

Whatsapp lança funcionalidade benéfica à PMEs  

O serviço visa aumentar as vendas de pequenas e médias empresas no setor online


Advertisement


Advertisement


O aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp, do Meta (FBOK34) anunciou nesta quinta-feira (19) a implementação de uma ferramenta que facilita o processo de empresas PMEs (Pequena e Média Empresa) que vendem produtos ou serviços online.

O API lançado facilita o atendimento virtual das companhias. A companhia anunciou, também, um plano de assinatura destinado a esse tipo de cliente.

API do Whatsapp

A companhia anunciou no dia de hoje a WhatsApp Cloud API, uma ferramenta que tem como objetivo melhorar o atendimento remoto de companhias que vendem na modalidade online.

Advertisement


Essa medida nasceu dentro do WhatsApp Business, um modelo de conta totalmente destinado aos estabelecimentos que dependem do aplicativo de mensagens para negociar seus produtos. 

Dessa maneira, a API disponibilizada pela Meta torna possível a programação de programas de atendimento, que podem facilitar este processo e permitir que funcionários atendam seus clientes a partir de outras plataformas.

Advertisement


Além disso, as companhias que passarem a utilizar a ferramenta contarão com um serviço de hospedagem totalmente gratuito, fornecido pela própria Meta. Dessa maneira, as empresas que optarem por utilizar o Whatsapp Cloud API não vão precisar gastar com servidores de hospedagem.

Anúncio do WhatsApp Cloud API/Fonte: Reprodução

As APIs são interfaces para programação, capazes de fazer com que diferentes programas interajam entre si. Antes, todo o processo dependia exclusivamente da empresa em questão. Com o novo API, essas companhias poderão configurá-las diretamente em servidores da Meta na Nuvem.

Advertisement


Segundo o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, “Em apenas alguns minutos, qualquer empresa ou desenvolvedor pode acessar facilmente nosso serviço, operar diretamente no WhatsApp para personalizar sua experiência e acelerar o tempo de resposta aos clientes usando nossa WhatsApp Cloud API segura hospedada pela Meta”.


Advertisement


Segundo a companhia, essa ferramenta vai permitir que as companhias aderentes à API eliminem custos com servidores e tenham um acesso mais rápido aos recursos do aplicativo. De acordo com Zuckerberg, “Esse é um passo importante para ajudar mais empresas a se conectarem com as pessoas”.

Apesar de ter como protagonistas as PMEs, a Whatsapp Cloud API faz com que os consumidores também sejam impactados positivamente. Ao melhorar o atendimento virtual, os processos de atendimento e rastreamento de pacotes ou pedidos podem ser feitos mais rapidamente e com maior qualidade.

Cerca de 40 milhões de pessoas acessam os catálogos virtuais e empresas no Whatsapp Business, sendo 25% apenas no Brasil. Aqui existem, ainda, cerca de 5 milhões de contas do WhatsApp Business.

Whatsapp Business/Fonte: CanalTec 

A medida foi anunciada pelo executivo na primeira edição da conferência virtual Conversations, que tem como objetivo trazer empresas ao Metaverso, ecossistema da companhia.

Nela, ainda foi divulgado um plano de assinaturas envolvendo o WhatsApp, também destinados às PMEs.

Whatsap Premium

O serviço, chamado de Whatsapp Premium, vai disponibilizar benefícios às empresas que decidirem utilizar seus serviços.

As duas principais vantagens oferecidas pelo plano são o link encurtado personalizado e a conexão de até 10 dispositivos simultâneos. Com a primeira adição, as empresas podem criar links como “wa.me/nome-da-empresa”.

Com a segunda, por sua vez, as empresas podem incrementar sua capacidade de atendimento aos clientes e venda de produtos. Atualmente, é possível conectar 4 aparelhos simultaneamente. Com o plano de assinatura, esse número será de 10 dispositivos.


Após o anúncio das novas ferramentas, as ações da Meta apresentaram uma ligeira queda ao final do pregão desta quinta-feira (19). Seus ativos fecharam, no dia de hoje, com uma queda de 1,09%, atingindo os R$ 33,63.

No período de seis meses, a queda foi de 51,37%. Na comparação anual, essa taxa foi de -44,01%.

Apesar de serem confirmadas apenas nesta quinta-feira, as duas ferramentas implementadas pelo Whatsapp Premium já foram testadas anteriormente.

A primeira vez em que a conexão de dez dispositivos entrou em fase de testes foi em abril deste ano. Já o encurtador de links foi implementado pela primeira vez em maio de 2022.