Polygon anuncia solução para reduzir ainda mais custos do Ethereum – ESTOA

Polygon anuncia solução para reduzir ainda mais custos do Ethereum


Advertisement


Advertisement


O provedor de infraestrutura Polygon anunciou hoje o lançamento do Polygon zkEVM (Zero-knowledge Ethereum Virtual Machine), que é supostamente a primeira solução de dimensionamento compatível com Ethereum que usa o método chamado de provas de conhecimento zero.

Anteriormente conhecido como Matic Network, o Polygon é um protocolo de interoperabilidade e dimensionamento para o Ethereum.

Seu componente principal é o Polygon SDK, uma estrutura modular e flexível que suporta a criação de vários tipos de aplicativos descentralizados (dApps).

Advertisement



A Polygon apresentou o zkEVM pela primeira vez no EthCC Paris em julho de 2021 e afirmou que foi projetado para funcionar sem esforço com todos os contratos inteligentes, ferramentas de desenvolvedor e carteiras existentes, além de criar menos atrito com o usuário, removendo a necessidade de qualquer tipo de modificação ou reimplementação de código.

Advertisement


“O santo graal da infraestrutura Web3 deve ter três propriedades principais: escalabilidade, segurança e compatibilidade com Ethereum”, disse Mihailo Bjelic, cofundador da Polygon, em comunicado compartilhado com a Decrypt.

Bjelic descreveu o zkEVM como “uma tecnologia inovadora que finalmente alcança isso, […] abrindo um novo capítulo de adoção em massa”, observando que “até agora, não era praticamente possível oferecer todas essas propriedades de uma só vez”.

Advertisement


As principais promessas do Polygon zkEVM incluem uma redução significativa dos custos atuais da rede Ethereum da camada 1 – cerca de 90%, pela estimativa da equipe – bem como um aumento dramático na capacidade de taxa de transferência, enquanto herda a segurança do blockchain Ethereum.

“É difícil fornecer comparações de desempenho para o zkEVM neste estágio, mas estamos trabalhando para aumentar a taxa de transferência para aproximadamente 2.000 transações por segundo (TPS)”, disse Bjelic.

Advertisement


Segundo ele, “isso seria equivalente ao processador de pagamentos global Visa, que processa cerca de 1.700 transações por segundo em média – uma referência que o Ethereum terá que igualar ou superar para se tornar a base da Web3”.

A Polygon destacou que a tecnologia principal do zkEVM, chamada zk-rollups, é capaz de oferecer liquidações de transações mais rápidas e, portanto, maior eficiência de capital — uma vantagem significativa sobre a tecnologia conhecida como rollups otimistas.

Os rollups Zk contam com uma peça de criptografia chamada prova de conhecimento zero, que, como Bjelic explicou, fornece uma “prova de validade” de que as transações não são fraudulentas, enquanto os rollups otimistas exigem um período de disputa dentro do qual qualquer pessoa pode contestar a validade de um transação.

“Em média, isso resulta em um atraso de sete dias para saques ao usar os rollups do Optimistic.

O zkEVM tem o potencial de reduzir esse período de saída de sete dias para potencialmente apenas alguns minutos”, disse Bjelic ao Decrypt.


Falando de como a solução de dimensionamento funcionará após a próxima transição da Ethereum para uma rede de prova de participação (PoS), o cofundador da Polygon observou que, embora seja improvável que as taxas da Ethereum mudem substancialmente mesmo após o evento de fusão, “o zkEVM deve reduzir taxas de rede em 90% e ainda mais em futuras iterações.”

“O zkEVM também servirá como uma solução provisória para latência de transação enquanto o Ethereum faz a transição para PoS e, posteriormente, permitirá ganhos ainda maiores em taxa de transferência”, acrescentou Bjelic.

Ele acrescentou que o roteiro para futuras versões do zkEVM inclui melhorias adicionais na taxa de transferência, observando que a Ethereum atualmente atinge uma taxa de transferência máxima de cerca de 30 TPS.

De acordo com a equipe, espera-se que o zkEVM seja implantado na rede de testes pública no final deste verão, com o lançamento da rede principal previsto para o início de 2023.

*Com Criptonizando