Polygon quebra recorde de transações e MATIC sobe 12%
O token MATIC, que alimenta a rede de segunda camada Polygon, se valorizou 12% nas últimas 24 horas, continuando seu forte impulso este ano. Nesse sentido, o token registra alta de quase 50% nos primeiros dias de 2023.
De acordo com o CoinGecko, um MATIC vale R$ 5,95 até o fechamento desta matéria. Sua grande valorização se deve ao aumento nas transações diárias da Polygon, que quebraram um novo recorde.
Como resultado, a Polygon é a segunda rede que possui mais usuários ativos diários (DAU), segundo dados do site Token Terminal.
A segunda camada do Ethereum possui 344 mil usuários, atrás somente da BNB que tem 781 mil.
Como resultado, a Polygon é a segunda rede que possui mais usuários ativos diários (DAU), segundo dados do site Token Terminal. A segunda camada do Ethereum possui 344 mil usuários, atrás somente da BNB que tem 781 mil.
Curiosamente, a Polygon superou até mesmo a rede Ethereum em termos de atividade diária. Isso provavelmente aconteceu devido aos custos menores de transação.
Crescimento de segundas camadas
O rali do MATIC não é único no mercado de tokens, pois o mês de janeiro registrou fortes valorizações nesse mercado. Quem lidera nesse sentido é o APT, token da rede Aptos, que se valorizou mais de 400% no ano.
Em seguida vem o FTM da Fantom, com alta de 145%, e o próprio MATIC. Por fim, o Bitcoin (BTC) fecha a lista, com alta de quase 40%.
A plataforma Polygon ocupa o segundo lugar atrás da cadeia BNB da Binance, registrando 344.000 usuários ativos diários (DAU), à frente de Solana e Ethereum.
As parcerias e lançamentos anunciados pela Polygon no último mês aumentaram o número de usuários, e também podem estar por trás do aumento de preço.
Por outro lado, a equipe da Polygon antecipou o lançamento da rede principal da Polygon, a zkEVM, que agora está programado para o início deste ano.
Esta rede já teve uma rede de testes lançada em outubro e atualmente está na fase de verificação e melhorias.
“Estamos começando a ver os usuários e o interesse voltando a esses tipos de redes e vendo crescimento de atividade novamente. Também há muitos projetos construídos em cima da Polygon que ainda não lançaram seus tokens, mas que aumentarão os níveis de atividade já crescentes”, disse Charles Storry, chefe de crescimento da plataforma de índices cripto Phuture.
A volta do otimismo
Atualmente, a Polygon tem cerca de US$ 1,1 bilhão em valor total bloqueado (TVL), de acordo com dados da DeFiLlama.
Portanto, a tendência é que o ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) da rede também cresça.
Por fim, a Polygon também se beneficiou da virada no mercado, que abriu 2023 em forte valorização. Em um mercado de alta, os investidores tendem a dar mais atenção a projetos alternativos e mais arriscados, beneficiando as redes de segunda camada.
“Estamos vendo aumentos em massa de TVL para projetos mais arriscados e aplicativos em estágio inicial. Em um mercado em baixa, os investidores são mais conservadores e não querem assumir grandes riscos, mas agora que os preços subiram um pouco, eles estão mais abertos a ecossistemas mais novos e arriscados”, completou Storry.