Primeiro jogo de futebol no metaverso vai patrocinar o Vasco da Gama
Após lançar NFTs, Fan Tokens e o Vasco Token, o Club de Regatas Vasco da Gama (CRVG) fechou uma nova parceria envolvendo o universo cripto.
O primeiro jogo de futebol no metaverso, o MetaSoccer, anunciou que é o novo patrocinador do clube. O anúncio oficial do acordo foi feito na última terça-feira (15).
De acordo com um comunicado publicado pelo Vasco, o MetaSoccer vai estampar o short do time principal até o fim da temporada 2022.
No entanto, a parceria começa já nas semifinais do Campeonato Carioca e a marca estampará também a região do omoplata da camisa do Vasco.
Conforme destacou o clube, com mais essa iniciativa, a instituição avança ainda mais em seu processo de transformação digital.
“A parceria com o MetaSoccer é o início de uma história que teremos orgulho de contar no futuro. O MetaSoccer é o primeiro jogo de futebol no metaverso, mostrando que é tão pioneiro quanto o Vasco. Ao acreditar no projeto, o clube se posiciona sobre suas crenças na transformação digital do mercado. Além disso, dá mais um passo em direção a sua evolução digital”, disse Júlia Fernandes, coordenadora de marketing digital do CRVG.
Vasco no metaverso
Enquanto isso, o Growth Leader no MetaSoccer, Gustavo Sabino, destacou que o Vasco é o primeiro de uma longa lista de equipes internacionais que vão participar no metaverso de futebol.
“O Vasco da Gama é um clube pioneiro e será a primeira equipe a entrar no ecossistema da MetaSoccer. Em breve, mais equipes vão dar o próximo passo e ver que o futuro do futebol também está no metaverso. Nós temos todas as ferramentas necessárias para criar um mundo de futebol digital inigualável”.
O MetaSoccer é um jogo de futebol ambientado dentro do metaverso. Nele, os usuários podem criar seu próprio clube e gerar renda enquanto jogam, participando de toda a estratégia do jogo em tempo integral. Assim, os jogadores atuam como proprietários ou gerentes de clubes.
A ideia da plataforma é usar NFTs para permitir que os usuários criem seus próprios times com suas superestrelas virtuais.
De acordo com o MetaSoccer, o jogo está em fase final de desenvolvimento, com lançamento agendado para abril. Até o momento, a plataforma já arrecadou mais de R$ 30 milhões em investimentos privados e vendas de NFTs.
Vasco, criptomoedas, NFTs e metaverso
Como mencionado, o Vasco é um dos primeiros clubes do Brasil a se lançar no universo de possibilidades da blockchain.
No final de 2021, foi o primeiro a lançar o Vasco Token, que consiste na tokenização de direitos do mecanismo de solidariedade da FIFA.
Esse mecanismo garante um percentual do valor da venda de um jogador para seu clube de formação. Ou seja, na prática, a ação permite que pessoas físicas invistam em ativos digitais equivalentes a frações desses direitos.
Depois, no início de 2022, o Vasco lançou seu Fan Token $VASCO em parceria com a Socios.com.
Os detentores do $VASCO podem opinar sobre uma ampla gama de decisões. Isso inclui designs de kits, números da equipe para contratações, canções de celebração, mensagens inspiradoras, entre outros.
Ainda no primeiro mês do ano, o clube anunciou o lançamento de ingressos colecionáveis digitais (NFTs) edição Cariocão 2022. A iniciativa é resultado de uma parceria com empresa especializada em soluções de blockchain, Block4.