Saque extraordinário do FGTS vale a pena? – ESTOA

Saque extraordinário do FGTS vale a pena?


Advertisement


Advertisement


Desde o dia 20 de abril a Caixa Econômica Federal vem liberando o Saque Extraordinário do Fundo Garantidor de Tempo de Serviço – FGTS, medida que foi adotada pelo Governo Federal com vistas a estimular a economia nacional, através de saques de até R$1.000 por trabalhador, que possua saldo suficiente, em contas ativas ou inativas. 

Mas vale a pena sacar? O que fazer com esse valor a mais no orçamento? 

O FGTS é um fundo compulsório criado com o intuito de ser uma fonte de ajuda ao trabalhador em tempos mais difíceis, como uma demissão ou aposentadoria, e até mesmo para lhe auxiliar na busca pela realização do sonho da casa própria. Nele o trabalhador, por meio da sua empresa pagadora, deposita mensalmente 8% do seu salário. A Caixa utiliza esses recursos para fazer aplicações nas áreas de habitação, saneamento básico e infraestrutura urbana, remunerando, assim, o fundo do trabalhador a uma taxa de 3% ao ano.


Advertisement


Esse rendimento de 3% ao ano, em um cenário de juros altos, como o atual, no país, é muito baixo. Dado que a Selic, taxa básica de juros e balizador de todas as demais taxas no Brasil, está em 12,75% ao ano, e a aplicação num investimento simples e seguro atrelado a ela, como o Tesouro Selic, já traria um rendimento nessa magnitude, quase 4 vezes maior que o rendimento do FGTS. Então fazer o saque de R$1.000 para utilizá-lo numa aplicação também de longo prazo, porém mais rentável, sem dúvidas seria uma boa opção. 

Outra boa opção seria a utilização do recurso para pagar alguma dívida que os juros são muito altos. Em geral os juros de dívidas são maiores que os juros pagos em investimentos, então se o trabalhador possui alguma dívida que pode ser liquidada com esse valor, ou ao menos ser utilizada como entrada numa renegociação em que as parcelas caibam no seu orçamento futuro, o saque para utilização dessa forma também será uma excelente opção. 

Advertisement


Na tabela a seguir apresento algumas simulações de rendimento de algumas aplicações comparadas a uma dívida muito comum a muitos brasileiros, que é a do cheque especial. 

O valor do saque extraordinário está sendo creditado automaticamente na conta digital da Caixa, que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem, a todos os trabalhadores que tiverem saldo suficiente no fundo, seguindo um calendário de acordo com o mês de nascimento. Caso o saque não seja efetuado o valor retornará integralmente para o FGTS. 

Advertisement


*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.