loader image

Telegram anuncia plano para construir exchange descentralizada (DEX)

Pavel Durov – fundador e CEO do Telegram – anunciou em seu canal que a empresa começaria a construir “carteiras sem custódia” e uma “exchange descentralizada” que permitiriam que milhões de usuários negociassem suas criptomoedas com segurança.

“Dessa forma, podemos corrigir os erros causados ​​pela centralização excessiva, que decepcionou centenas de milhares de usuários de criptomoedas”, disse Durov.

[adinserter name=”BANNER INTRASITE RETANGULO DEITADO – 1″]
[adinserter name=”BANNER INTRASITE QUADRADO MOB – 1″]

O executivo argumentou que o projeto deve ser viável. Segundo Durov, o desenvolvimento do Fragment, plataforma descentralizada de leilões do Telegram, “levou apenas 5 semanas” para ser criado.

Reunindo a comunidade de desenvolvedores, Durov pediu que o setor voltasse para aplicativos descentralizados e que não precisasse confiar em terceiros.

A dependência de entidades centralizadas, disse ele, fez com que muitos perdessem seu dinheiro na falência da FTX nas “mãos de alguns que começaram a abusar de seu poder”.

A FTX foi acusada de administrar mal os fundos dos clientes, emprestando-os para a Alameda Research.

Outras bolsas estão agora se esforçando para implementar melhores verificações e balanços, incluindo sistemas de prova de reservas que tentam verificar a posse de fundos de clientes em blockchain.

O fundador da Cardano, Charles Hoskinson, repetiu o mesmo argumento de Durov em relação à FTX no Financial Times Crypto and Digital Assets Summit na quarta-feira.

“As falhas que estamos tendo não são falhas de protocolos, não são falhas de DeFi”, disse Hoskinson.

“São falhas de confiança, são falhas de regulamentação, são falhas de pessoas.”

[adinserter name=”BANNER INTRASITE RETANGULO DEITADO – 2″]
[adinserter name=”BANNER INTRASITE QUADRADO MOB – 2″]

Analistas do JP Morgan observaram uma drenagem “severa” de fundos de outras exchanges centralizadas depois que a FTX declarou falência, incluindo Gemini, OKX e Crypto.com.

O colapso da FTX também desencadeou um contágio no mercado, afetando várias empresas centralizadas de empréstimos.

A BlockFi já entrou com pedido de falência, enquanto outras mesas de negociação, como a Genesis, congelaram as retiradas.

*Com Criptonizando