Twitter descentralizado lança sua primeira versão
O Bluesky, um projeto apoiado pelo Twitter para “desenvolver um padrão aberto e descentralizado para mídia social”, lançou seu primeiro código na quarta-feira.
O código, conhecido como Authenticated Data eXperiment (ADX), contém um kit de desenvolvedor de software, bem como implementação de servidor e comandos básicos para coisas que se pode fazer em uma rede social, incluindo criar postagens e curtir as posts de outras pessoas.
É bem básico, como a equipe por trás do Bluesky apontou em um tweet:
“Antes que você fique muito animado: isso não é um lançamento! Não há aplicativo ou rede, há apenas uma linha de comando para testes”.
De acordo com a equipe da Bluesky, o lançamento do código em tal estágio faz parte de seu compromisso de “trabalhar abertamente e compartilhar” o progresso do projeto.
No entanto, vários dos elementos básicos se destacam.
Primeiro, o ADX usa “dados de auto-autenticação”, cujo objetivo é permitir que usuários individuais transfiram seus próprios dados entre redes.
Moderação do Twitter
A interação atual de aplicativos de mídia social Web 2.0, como o Twitter e outros, são controlados por uma empresa centralizada.
No entanto, a equipe informou que haverá moderação na mídia social:
“Não é possível ter uma rede social utilizável sem moderação.
Nossa visão é que ‘fala’ e ‘alcance’ devem ser duas camadas separadas. A camada de fala pode ser tão neutra quanto publicar um site.
A camada de alcance determina o que é amplificado na rede”.
Jack Dorsey estabeleceu a Bluesky em 2019 enquanto ainda era CEO do Twitter, e o projeto avançou em 2021 com a publicação de uma revisão do ecossistema de várias tecnologias e aplicativos descentralizados, incluindo o Sistema de Arquivos InterPlanetary baseado em blockchain e a plataforma de microblogging Ethereum Peepeth.
Essa revisão foi de autoria de Jay Graber, ex-desenvolvedor principal da moeda de privacidade Zcash, que mais tarde foi nomeado CEO da Bluesky.
Até o momento, a equipe ainda não deu muita indicação se seu padrão descentralizado utilizará um token ou redes blockchain.
A compra pendente do Twitter por Elon Musk, pode pressionar a equipe a seguir nesta direção.
*Com Criptonizando